As atividades de lazer têm sido consideradas, nos últimos anos, formas de ocupação dos tempos livres do homem. São espaços na vida onde as pessoas podem desfrutar prazeres, tranquilidade e até descanso. Essas atividades devem constituir momentos em que o indivíduo idoso se empenhe, algo que escolha de livre e espontânea vontade, que lhe deem prazer e que contribuam para o desenvolver como pessoa. Os prazeres podem ser encontrados em diferentes atividades lúdicas, como ler, ver televisão, jogar cartas, jardinagem, fazer tricô etc.
MARTINS, R. M. L. Os idosos e as actividades de lazer. Millenium, n. 38, p. 243-251, 2010.
Quanto à atuação dos profissionais de recreação e lazer, analise as afirmações a seguir:
I. Compreender o repertório de atividades de lazer como um livro não pode ser considerado um problema, uma vez que é um manual de como organizar as atividades.
II. É relevante que a elaboração dos repertórios esteja baseada nas teorias do lazer, do desenvolvimento humano, na neurociência, na psicomotricidade, dentre outros.
III. Ao minimizar o processo de criatividade, os manuais podem passar a ideia de que o profissional é apenas um sujeito reprodutor de ideias.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.