Desde o Informe Lalonde (1974), a promoção da saúde é discutida no cenário internacional como ponto importante para atenção efetiva à saúde, necessária para o cuidado efetivo do processo saúde-doença. No Brasil, a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) tem como objetivo “promover a equidade e a melhoria das condições e dos modos de viver, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva e reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais”. As organização e a infraestrutura para ações de promoção da saúde na comunidade, por sua vez, contam com iniciativas conhecidas como as escolas promotoras da saúde e as cidades saudáveis. Cabe aqui incluir e destacar a proposta das Universidades como ambientes favoráveis à saúde. Tomando como referência o documento organizado pela OMS (1998) onde são elencadas as contribuições específicas das Universidades Promotoras da Saúde (UPS), julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O desenvolvimento de alianças promotoras da saúde e divulgação na comunidade.
( ) Proteção da saúde e promoção do bem-estar dos estudantes, funcionários e da comunidade em geral através das suas políticas e práticas.
( ) Relação da promoção da saúde com o ensino e a investigação.
( ) As UPS propõe a incorporação de estratégias de ensino que favoreçam o desenvolvimento profissional atrelado a produtividade e ao salário.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Selecione uma alternativa:
a)
V – V – F – F.
b)
F – F – V – V.
c)
V – F – V – F.
d)
V – F – V – V.
e)
V – V – V – F.