Os lisossomos são organelas vesiculares que se formam separando-se do complexo de Golgi e, depois, se dispersando pelo citoplasma. Os lisossomos constituem um sistema digestivo intracelular que permite que a célula digira estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos que foram ingeridos pela célula, e materiais indesejados, tais como bactérias. O lisossomo geralmente tem diâmetro de 250 a 750 nanômetros. É cercado por membrana de dupla camada lipídica e contém grande número de pequenos grânulos, de 5 a 8 nanômetros de diâmetro, que são agregados proteicos, com até 40 diferentes enzimas da classe das hidrolases (digestivas).Fonte: HALL, J. E.; HALL, M. E. Guyton & Hall. Tratado de Fisiologia Médica. 14. ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021.Sobre a função e os mecanismos de ação dos lisossomos, analise as afirmativas a seguir:I. O pH dentro do lisossomo se torna alcalino durante a digestão, facilitando a atividade das hidrolases ácidas.
II. Os lisossomos são responsáveis pela digestão de moléculas orgânicas e utilizam enzimas hidrolíticas que são ativadas em ambiente ácido.
III. As células fagocíticas, como os leucócitos, utilizam a fagocitose para ingerir partículas grandes, que são então degradadas em lisossomos.
IV. A autofagia é um processo que resulta na degradação de componentes celulares danificados, mas não está relacionada à eficiência energética das células.É correto o que se afirma em:
A) II e IV, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I, II, III e IV.
D) II e III, apenas.
E) I, apenas.