Quando ocorre uma inflamação aguda, existem alguns destinos principais para esse processo. Entre eles, a inflamação crônica que está associada à destruição do tecido.
Fonte: BESSON, J.C.F. Patologia Geral. Maringá: UniCesumar, 2023.
Sobre a inflamação crônica citado no texto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A inflamação crônica específica é resultante da exposição a certas substâncias irritantes que geram tecido de granulação e cicatrização por fibrose.
Alternativa 2:
A cura da lesão pode ser por regeneração decorrente da proliferação de células e outros componentes do tecido conjuntivo, promovendo cicatrizes e fibrose.
Alternativa 3:
A inflamação crônica não evidência efeitos sistêmicos como a febre, perda de peso e fraqueza muscular, mas sim estar associado à anemia resultante de deficiência de hemoglobinas.
Alternativa 4:
A regeneração do tecido não é dependente da linhagem celular envolvida no processo nem do tempo de vida das células, por isso, todos os tipos de células são capazes de se regenerar.
Alternativa 5:
O reparo do tecido decorre da proliferação de células e outros componentes do tecido conjuntivo e ocorrerá a substituição do tecido por tecido fibroso, formando tecido de granulação e perda de função.