(Adaptada de ENADE 2017)
Uma linha de transmissão de energia elétrica pode ser representada pelos parâmetros: resistência, indutância, capacitância e condutância. A condutância leva em conta a corrente de fuga nos isoladores, podendo ser desprezível. A resistência é fornecida pelos fabricantes de condutores para certas condições de operação. A indutância e a capacitância são determinados com base nos campos elétrico e magnético presentes em um circuito. Uma variação de corrente nos condutores provoca uma variação do número de linhas de fluxo magnético conectadas com o circuito. Por sua vez, qualquer variação do fluxo, contactando com o circuito, induz uma tensão, cujo valor é proporcional à taxa de variação do fluxo. Por outro lado, a diferença de potencial entre condutores faz com que esses se tornem carregados, de modo semelhante às placas de um capacitor.
STEVENSON, W. D. Elementos de análise de sistemas de potência. 2 Ed. São Paulo: MacGraw-Hill, 1986 (adaptado).
A partir das informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Por meio do campo magnético é determinado o parâmetro da indutância, que resulta da diferença de potencial entre condutores.
II. Por meio do campo elétrico é determinado o parâmetro da capacitância, descrito a partir da variação de corrente nos condutores, que provoca variação do número de linhas de fluxo magnético conectadas com o circuito.
III. Uma linha de transmissão, a distância entre condutores e a geometria (disposição especial dos condutores) influenciam os valores da indutância e da capacitância.
Assinale a alternativa correta
A. Apenas a afirmativa I está correta
B. Apenas a afirmativa III está correta.
C. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
D. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
E. Todas as afirmativas são corretas.