Leia o texto a seguir:
Em geral a teoria Wallon, procede a partir de um tipo de atividade mostrando suas características em diferentes idades, e associando as relações dessa atividade com outras atividades subsequentes. Pode-se, resumidamente, falar em cinco estágios, a saber: impulsivo-emocional que abrange o primeiro ano de vida, sensório-motor e projetivo que vai até os três anos, estágio do personalismo dos três aos seis anos, estágio
do pensamento categorial dos seis anos aos doze anos, e da adolescência. Na sucessão de estágios, há uma alternância
entre predominância do afetivo e o cognitivo....
Fonte: BANKS-LEITE, Luci. A perspectiva genética em Psicologia: aspectos das teorias de Wallon e Piaget. Pro-posições, v. 12, n. 2-3, p. 170-182, 2001.
As informações abaixo exemplificam os estágios do domínio afetivo da teoria de Wallon:
l. Estágio do pensamento categorial (6 aos 12 anos de vida) - Na adolescência há um desenvolvimento de identidade quando há uma exploração do potencial de resolução de problemas, e o estado de confusão é desenvolvido com o sentimento de sufocação na execução destas tarefas.
ll. Estágio sensório-motor (12 a 18 meses de vida) e projetivo (18 meses aos 3 anos) – Possui predominância relacionada aos domínios do conhecimento no qual a afetividade se demonstra. Há um início da representatividade que possibilitam o reconhecimento de si, outras pessoas e objetos.
III. Estágio do personalismo (3 aos 6 anos de vida) - momento de reconhecimento e diferenciação de outros sujeitos, ocorre o aumento de relações interpessoais, com destaque para: a oposição aos outros sujeitos, a sedução de outros sujeitos para satisfazer suas vontades e a imitação de outros sujeitos, ampliando suas competências afetivas.
É correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
I, apenas.
I e lll, apenas.
III, apenas.
II e lll, apenas.
II, apenas.