De acordo Soares e Porto (2023, p. 13), "a qualidade na educação é alcançada a partir da habilidade emocional, de professores e alunos e, especialmente, da compreensão de que a educação pode ser um elemento de transformação da sociedade, construindo um mundo menos agressivo e voltado para a redução da desigualdade social". Para as autoras ainda, "a educação tem como papel o desenvolvimento do caráter, autonomia e cidadania dos estudantes, a partir do ser, saber e mediar dos professores na edificação de um processo de ensino e aprendizado que transforme a sociedade".
Fonte: SOARES, M. de O.; PORTO, A. P. T. As Políticas Públicas Educacionais como Instrumentos para a Qualidade da Educação e a Construção de uma Nova Sociedade no Brasil. Revista Tecnologias Educacionais em Rede, Santa Maria, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2023.
Considerando o contexto apresentado e a importância do papel das políticas públicas educacionais na qualidade da educação, é correto afirmar que:
A.
Por meio das políticas educacionais, a sociedade é transformada, tendo a sociedade a possibilidade de construir, desconstruir e reconstruir sua história, com bases sólidas, perpassando pela escola e pelo processo de ensinar e aprender.
B.
Por meio das políticas públicas, a sociedade se torna uma incubadora de projetos, os quais determinam sua estagnação na construção de sua cidadania.
C.
Por meio das políticas públicas educacionais, a sociedade se manterá resumida às teorias tradicionais, enfatizando a aceitação, o ajuste e a adaptação.
D.
Por meio das políticas públicas educacionais, a sociedade perceberá sua função moralizadora da educação, possibilitando que os estudantes e demais profissionais compreendam o sentido da seleção e divisão social.
E.
Por meio das políticas públicas, a sociedade assume um papel que vai em defesa de interesses de classes dominantes, desconsiderando os contextos e as situações referentes à sociedade em sua completude.