De acordo com o artigo, o hidróxido de ferro III, é um composto químico com a fórmula Fe(OH)3. Na presença de oxigênio o metal ferro (Fe) é oxidado a hidróxido de ferro III (Fe(OH)3), que depois perde água e transforma-se no óxido de ferro (III) mono-hidratado (Fe2O3 . H2O), que é um composto que possui coloração castanho-avermelhada, isto é, a ferrugem que conhecemos. Apesar de tais perdas (corrosão/ferrugem), os cientistas pesquisam constantemente várias técnicas que conseguem evitar essas corrosões, tais como o uso de pinturas protetoras, a produção de aço inoxidável e o uso de metais de sacrifício em técnicas conhecidas como galvanoplastia e galvanização. A formação do óxido de ferro III hidratado que é produzido na corrosão de pontes e estruturas metálicas por exemplo, pode ser representado pela reação química a seguir:
Ainda considerando o capítulo 2 do conteúdo on-line, estudamos a classificação das reações químicas, quanto ao número de reagentes e produtos. Dentre as classificações possíveis podemos citar: reação de síntese ou adição, reação de análise ou decomposição, reação de simples troca ou deslocamento e reação de dupla troca.
De acordo com estas opções de classificação citadas no capítulo 2, como podemos classificar a reação citada na questão 2 anterior?