A cadeia de transmissão, ou cadeia de infecção, procura compreender os processos que levam ao surgimento de uma doença transmissível e que estão relacionados com o agente, o hospedeiro e o ambiente. Sendo assim, alguns elementos constituem a cadeia epidemiológica. São eles: agente causal, reservatório, porta de saída do agente, modo de transmissão do agente, porta de entrada no novo hospedeiro e suscetibilidade do hospedeiro. Dessa forma, compreender o ciclo da doença permite conhecer qual o risco associado à infecção, quando ela ocorre e por que existem variações, onde ocorre e se há vetores envolvidos. Esses fatores contribuem para a prevenção do risco de transmissão das doenças.
Considerando o texto-base, assinale a alternativa que identifica corretamente a importância de conhecer cada elemento da cadeia de transmissão.
A
Reconhecer a porta de saída do agente patogênico significa que a transmissão da doença ocorreu de uma pessoa para outra pessoa.
B
Identificar o agente causal da doença está relacionado à existência de um veículo vetor intermediando a cadeia de transmissão.
C
Identificar a suscetibilidade do hospedeiro significa compreender como o agente infeccioso se transporta do reservatório para o hospedeiro.
D
Conhecer a porta de entrada do agente infeccioso significa identificar que uma pessoa ou animal não possui suficiente resistência que o proteja contra a doença.
E
Conhecer o reservatório permite saber o local onde um agente infeccioso vive e se multiplica, podendo ser um humano, uma planta ou matéria inanimada.