"Os autores que revisaram o pensamento de Karl Marx, chamados neomarxistas, apresentaram uma compreensão bastante apurada, senão a melhor, sobre as bases em que se estruturam as interações entre o Estado e o capitalismo" (CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017).
Considerando o texto acima, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente o pensamento dos neomarxistas, sendo assim, leia atentamente as assertivas abaixo e assinale a alternativa que apresenta resposta correta:
- Os neomarxistas nunca acreditaram que o capital e o trabalho pudessem ser reconciliados no pacto que deu sustentação ao Estado de bem-estar social.
- Para os neomarxistas, o Estado - especialmente o de bem-estar social - possui uma dependência fiscal da sociedade, já que necessita recorrer à taxação para acumular capital, com o intuito tanto de criar empresas estatais como de adquirir propriedades públicas ou financiar suas políticas públicas.
- Os neomarxistas consideram impossível a existência sustentável do Estado de bem-estar social, pois ele sempre se verá em meio a sucessivas crises de legitimação, em razão de seu duplo caráter: democrático e classista.
A Todos os itens (I, II, e III) estão corretos.
B Somente os itens I e ll estão corretos.
C Somente os itens II e III estão corretos.
D Somente os itens I e III estão corretos.