(ENADE, 2011) Carlos, professor de Educaçăo Fisica em uma escola na periferia de uma grande cidade, observau um aumento substancial de massa muscular entre os seus alunos e desconfiou que eles estivessem utilizando anabolizantes. Conversou entăo com Mauricio, o fisioterapeuta da escola, que também apresentou a mesma opiniāo.
Mesmo após algumas conversas individuais, percebeu que não estava obtendo resultados significativos. provavelmente porque, muitos desses jovens, sentiam-se reféns da opiniäo de uma sociedade de consumo em que é crescente a importância atribuida à aparència corporal.
Diante desse cenário, o professor, em suas aulas, poderia adotar a seguinte estratégia: Escolha uma opção:
a. Proibir, com o consentimento da direção da escola, a utilização dos anabolizantes e realizar, diariamente, revistas nas bolsas e mochilas dos alunos.
b. Evitar comentar o assunto nas aulas de Educação Física e nas sessões de fisioterapia para não despertar a atenção dos alunos para este tema.
c. Afastar, temporariamente, os alunos suspeitos, até certificar-se de que eles deixaram de utilizar anabolizantes.
d. Convidar os pais dos alunos para assistirem às aulas e serem informados de que os filhos estão usando anabolizantes.
e. Realizar atividades físicas com o objetivo de proporcionar uma vida mais saudável e abordar os efeitos danosos da utilização de anabolizantes.