(UEPG-PR) Sobre o processo de industrialização brasileira, assinale o que for correto.
-
Nos anos 1990, os governos social-democratas, no Brasil, foram marcados por políticas de Fernando Collor de Mello e FHC que visavam fortalecer as estatais brasileiras ligadas às comunicações e energia.
-
No governo Getúlio Vargas houve um processo de criação de empresas ligadas à mineração, caso da Companhia Siderúrgica Nacional e da Companhia Vale do Rio Doce, da empresa de energia, a Petrobras, além da legislação trabalhista, a CLT.
-
O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) contribuiu para internacionalizar mais a indústria nacional, atraindo capital estrangeiro e tendo como carro chefe dessa política montadoras de automóveis multinacionais.
-
Apesar do período conhecido como Milagre Econômico (1968-1973), onde o Brasil cresceu a altas taxas, porém com endividamento externo em expansão, a ditadura militar no país teve que conviver com a "década perdida" nos anos 1980, com alta inflação e até retração da atividade industrial no decorrer do fim do regime militar.
-
A Crise de 1929, que como desdobramento no Brasil gerou a Crise do Café, fez emergir problemas sociais e agrário-exportadores para oligarquias, além disso, já nessa época o Brasil apresentava um incipiente processo de industrialização e, na falta de importação de bens de países centrais, as fábricas eram incentivadas em território nacional.