01. A tioacetona ao redor do laboratório em que se tentava ...
A tioacetona (C3H6S) é um composto análogo à acetona, cuja diferença estrutural consiste em um átomo de enxofre no lugar de um átomo de oxigênio. Apesar de ter um alto potencial de utilização como solvente e como matéria-prima de polímeros sulfurados, o uso da tioacetona é bastante restrito, devido principalmente à sua toxicidade. Essa propriedade fica bastante evidente com os acidentes já reportados com esse composto. O evento mais conhecido foi um vazamento desse composto na cidade de Friburgo, na Alemanha, em 1889, pessoas em um raio de 0,75km ao redor do laboratório em que se tentava destilar a substância apresentaram náusea, vômito e, em alguns casos, chegaram a ficar inconscientes.
a) Sabendo que a molécula de tioacetona é bastante simétrica e apresenta um grupamento constituído por uma ligação dupla entre um átomo de carbono e um átomo de enxofre, represente a sua estrutura de Lewis.
b) As ligações covalentes presentes na molécula de tioacetona podem ser classificadas como polares ou apolares? Justifique sua resposta.
c) A tioacetona possui, um isômero constitucional, ou seja, existe um outro composto que possui a mesma fórmula química que ela, mas apresenta uma estrutura diferente deste. Represente a estrutura desse isômero da tioacetona.