Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Aluno
01. Uma espira circular é percorrida por uma corrente elétri...
- Uma espira circular é percorrida por uma corrente elétrica contínua, de
intensidade constante. Quais são as características do vetor campo
magnético no centro da espira? Ele:
a) é constante e perpendicular ao plano da espira
b) é constante e paralelo ao plano da espira
c) é nulo no centro da espira
d) é variável e perpendicular ao plano da espira
e) é variável e paralelo ao plano da espira
- O campo magnético, produzido no centro de uma espira circular de raio
R por uma corrente elétrica de intensidade I, é diretamente proporcional a:
a) I.R
b) I/R
c) R/I
d) 1/(R.I)
- Uma espira circular de 4 cm de diâmetro é percorrida por uma corrente de 8,0 ampères (veja figura). O vetor campo magnético no centro da espira
é perpendicular ao plano da figura e orientado pra:
a) fora e de intensidade 8,0
π
π
x 10-5 T
b) dentro e de intensidade 8,0
π
x 10-5 T
c) fora e de intensidade 4,0
d) dentro e de intensidade 4,0
π
x 10-5 T
x 10-5 T
04.A bússola representada na figura repousa sobre a sua mesa de trabalho. O retângulo tracejado representa a posição em que você vai colocar um ímã, com os polos respectivos nas posições indicadas. Em presença do ímã, a agulha da bússola permanecerá como em:
05. UmaespiracircularderaioR=20cmépercorridaporumacorrente elétrica de intensidade i = 40 A. Qual a intensidade do vetor-indução- magnética criada por essa corrente elétrica no centro O da espira?
06. Considereumsolenóideinfinitoderaior,noqualcirculaumacorrente elétrica i. Quanto ao vetor campo magnético no interior do solenóide, podemos dizer que:
a) seu módulo não depende de R
b) sua direção é paralela ao eixo do solenoide e é um campo uniforme c) seu sentido se inverte, se invertemos a direção da corrente no solenóide d) seu módulo também duplicará, se a intensidade da cor rente elétrica for duplicada
07. Um solenóide compreende 5000 espiras por metro. A intensidade do vetor-indução-magnética originada na região central pela passagem de uma corrente elétrica de 0,2 A é de:
a)4 π x 10-4 T. b)8πx10-4 T. c)4πx10-3 T. d)2πx10-4 T.
- Um solenóide compreende 10.000 espiras por metro. Calcule a
intensidade do vetor indução magnética originado na região central pela
passagem da corrente i = 0,4 A.
- Uma corrente elétrica constante "i" está percorrendo um fio condutor
comprido e retilíneo, no sentido indicado na figura.
No ponto P localizado no plano da figura, o vetor indução magnética:
a) Tem mesmo sentido e direção da corrente
b)é perpendicular ao plano da figura e aponta para o leitor
c)é perpendicular ao plano da figura e entra na página
d) pertence à reta que passa por P e é perpendicular ao fio, e aponta para a
esquerda do leitor
e) pertence à reta que passa por P e é perpendicular ao fio, e aponta para a
direita do leitor.
- NaexperiênciadeOersted,ofiodeumcircuitopassasobreaagulhade
uma bússola. Com a chave C aberta, a agulha alinha-se como mostra a
figuraa. Fechando-seachaveC,aagulhadabússolaassumenovaposição
(figura b).
A partir desse experimento, Oersted concluiu que a corrente elétrica estabelecida no circuito:
a)gerou um campo elétrico numa direção perpendicular à da corrente.
b) gerou um campo magnético numa direção perpendicular à da corrente. c) gerou um campo elétrico numa direção paralela à da corrente.
d) gerou um campo magnético numa direção paralela à da corrente.
e) não interfere na nova posição assumida pela agulha da bússola que foi
causada pela energia térmica produzida pela lâmpada.
a alternativa que melhor representa o vetor indução magnética
11. Marque
B no ponto P, gerado pela corrente elétrica que percorre o condutor retilíneo da figura abaixo.
a)
b)
c)
d)
e)
12. Qual deve ser o número de espiras de um solenoide de 1 m de comprimento para que o campo magnético gerado tenha intensidade de 2,4 . 10 – 3 T quando percorrido por uma corrente elétrica de 2 A? use π = 3.
a) 10.000
b) 100 c) 1000
d) 2000 e) 20.000
- Uma espira circular é percorrida por uma corrente elétrica contínua, de intensidade constante. Quais são as características do vetor campo magnético no centro da espira? Ele: a) é constante e perpendicular ao plano da espira b) é constante e paralelo ao plano da espira c) é nulo no centro da espira d) é variável e perpendicular ao plano da espira e) é variável e paralelo ao plano da espira
- O campo magnético, produzido no centro de uma espira circular de raio R por uma corrente elétrica de intensidade I, é diretamente proporcional a: a) I.R b) I/R c) R/I d) 1/(R.I)
- Uma espira circular de 4 cm de diâmetro é percorrida por uma corrente de 8,0 ampères (veja figura). O vetor campo magnético no centro da espira é perpendicular ao plano da figura e orientado pra: a) fora e de intensidade 8,0 π π x 10-5 T b) dentro e de intensidade 8,0 π x 10-5 T c) fora e de intensidade 4,0 d) dentro e de intensidade 4,0 π x 10-5 T x 10-5 T
04.A bússola representada na figura repousa sobre a sua mesa de trabalho. O retângulo tracejado representa a posição em que você vai colocar um ímã, com os polos respectivos nas posições indicadas. Em presença do ímã, a agulha da bússola permanecerá como em: 05. UmaespiracircularderaioR=20cmépercorridaporumacorrente elétrica de intensidade i = 40 A. Qual a intensidade do vetor-indução- magnética criada por essa corrente elétrica no centro O da espira? 06. Considereumsolenóideinfinitoderaior,noqualcirculaumacorrente elétrica i. Quanto ao vetor campo magnético no interior do solenóide, podemos dizer que: a) seu módulo não depende de R b) sua direção é paralela ao eixo do solenoide e é um campo uniforme c) seu sentido se inverte, se invertemos a direção da corrente no solenóide d) seu módulo também duplicará, se a intensidade da cor rente elétrica for duplicada 07. Um solenóide compreende 5000 espiras por metro. A intensidade do vetor-indução-magnética originada na região central pela passagem de uma corrente elétrica de 0,2 A é de: a)4 π x 10-4 T. b)8πx10-4 T. c)4πx10-3 T. d)2πx10-4 T.
- Um solenóide compreende 10.000 espiras por metro. Calcule a intensidade do vetor indução magnética originado na região central pela passagem da corrente i = 0,4 A.
- Uma corrente elétrica constante "i" está percorrendo um fio condutor comprido e retilíneo, no sentido indicado na figura. No ponto P localizado no plano da figura, o vetor indução magnética: a) Tem mesmo sentido e direção da corrente b)é perpendicular ao plano da figura e aponta para o leitor c)é perpendicular ao plano da figura e entra na página d) pertence à reta que passa por P e é perpendicular ao fio, e aponta para a esquerda do leitor e) pertence à reta que passa por P e é perpendicular ao fio, e aponta para a direita do leitor.
- NaexperiênciadeOersted,ofiodeumcircuitopassasobreaagulhade uma bússola. Com a chave C aberta, a agulha alinha-se como mostra a figuraa. Fechando-seachaveC,aagulhadabússolaassumenovaposição (figura b).
A partir desse experimento, Oersted concluiu que a corrente elétrica estabelecida no circuito: a)gerou um campo elétrico numa direção perpendicular à da corrente. b) gerou um campo magnético numa direção perpendicular à da corrente. c) gerou um campo elétrico numa direção paralela à da corrente. d) gerou um campo magnético numa direção paralela à da corrente. e) não interfere na nova posição assumida pela agulha da bússola que foi causada pela energia térmica produzida pela lâmpada. a alternativa que melhor representa o vetor indução magnética 11. Marque B no ponto P, gerado pela corrente elétrica que percorre o condutor retilíneo da figura abaixo. a) b)
c) d) e) 12. Qual deve ser o número de espiras de um solenoide de 1 m de comprimento para que o campo magnético gerado tenha intensidade de 2,4 . 10 – 3 T quando percorrido por uma corrente elétrica de 2 A? use π = 3. a) 10.000 b) 100 c) 1000 d) 2000 e) 20.000