Download the Guru IA app
Android and iOS

B
04. René Descartes desenvolveu um método filosófico baseado ...
- René Descartes desenvolveu um método filosófico baseado na dúvida para encontrar uma certeza na qual possa fundamentar o conhecimento seguro. Essa certeza fundamental de Descartes é chamada de cogito e sua formulação principal diz:
A
"Deus sive natura"
B
"Conhece-te a ti mesmo"
C
"Só sei que nada sei"
D
"Penso, logo existo"
E
nenhuma das respostas anteriores.
2
- "Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio. Para os que entram nos mesmos rios, correm outras e novas águas."
Heráclito, Fragmentos
Heráclito propõe um caminho para o conhecimento oposto à concepção de Parmênides. Na metáfora citada, o filósofo aponta para uma realidade em constante transformação.
O pensamento de Heráclito pode ser caracterizado como:
A
definido pela impossibilidade de um conhecimento verdadeiro.
B
idêntico ao pensamento de Tales de Mileto, que afirma que "tudo é água".
C
nenhuma das respostas anteriores.
D
mobilista, definido pela eterna mudança e o constante devir.
E
dedicado à compreensão de uma realidade imutável e permanente.
3
- A Alegoria da Caverna (ou Mito da Caverna) é uma metáfora escrita por Platão em seu livro A República. Nele, o filósofo utiliza seu mestre, Sócrates, como personagem responsável por narrar a vida de um prisioneiro criado no fundo de uma caverna.
Um dia, esse prisioneiro liberta-se das correntes que o aprisiona e percorre o caminho da saída da caverna. Ele contempla o mundo real fora da caverna e descobre que tudo o que vivera era falso, o que acreditava ser verdade, não passavam se sombras projetadas no fundo da caverna.
A metáfora escrita por Platão cumpre um sentido didático para ensinar que:
A
A filosofia é responsável pelo aprisionamento da mente.
B
nenhuma das respostas anteriores.
C
O verdadeiro conhecimento surge da libertação das correntes dos preconceitos e das opiniões.
D
As sociedades antigas eram hostis e aprisionavam os cidadãos em cavernas.
E
O verdadeiro conhecimento se dá pela autoridade, aquilo que os filósofos dizem é a representação da verdade.
4
- A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.
Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
Chaui, Marilena. Convite à Filosofia. Ática, 1995.
No texto, a filósofa Marilena Chauí define o sentido da palavra filosofia, criada por Pitágoras. A filosofia nasce com o objetivo de:
A
nenhuma das respostas anteriores.
B
demonstrar a impossibilidade de construção de um conhecimento verdadeiro.
C
atentar contra os deuses e desenvolver uma sociedade sem crenças.
D
questionar o conhecimento mítico e buscar explicações lógicas e racionais para o universo.
E
concordar com as explicações dadas pela mitologia.
5
05. Segundo a filosofia podemos definir phisys como:
A
"Fim"
B
"Caminho"
C
"Pensamento"
D
"Questionamento"
E
"Origem"
- René Descartes desenvolveu um método filosófico baseado na dúvida para encontrar uma certeza na qual possa fundamentar o conhecimento seguro. Essa certeza fundamental de Descartes é chamada de cogito e sua formulação principal diz: A "Deus sive natura" B "Conhece-te a ti mesmo" C "Só sei que nada sei" D "Penso, logo existo" E nenhuma das respostas anteriores. 2
- "Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio. Para os que entram nos mesmos rios, correm outras e novas águas." Heráclito, Fragmentos Heráclito propõe um caminho para o conhecimento oposto à concepção de Parmênides. Na metáfora citada, o filósofo aponta para uma realidade em constante transformação. O pensamento de Heráclito pode ser caracterizado como: A definido pela impossibilidade de um conhecimento verdadeiro. B idêntico ao pensamento de Tales de Mileto, que afirma que "tudo é água". C nenhuma das respostas anteriores. D mobilista, definido pela eterna mudança e o constante devir. E dedicado à compreensão de uma realidade imutável e permanente. 3
- A Alegoria da Caverna (ou Mito da Caverna) é uma metáfora escrita por Platão em seu livro A República. Nele, o filósofo utiliza seu mestre, Sócrates, como personagem responsável por narrar a vida de um prisioneiro criado no fundo de uma caverna. Um dia, esse prisioneiro liberta-se das correntes que o aprisiona e percorre o caminho da saída da caverna. Ele contempla o mundo real fora da caverna e descobre que tudo o que vivera era falso, o que acreditava ser verdade, não passavam se sombras projetadas no fundo da caverna. A metáfora escrita por Platão cumpre um sentido didático para ensinar que: A A filosofia é responsável pelo aprisionamento da mente. B nenhuma das respostas anteriores. C O verdadeiro conhecimento surge da libertação das correntes dos preconceitos e das opiniões. D As sociedades antigas eram hostis e aprisionavam os cidadãos em cavernas. E O verdadeiro conhecimento se dá pela autoridade, aquilo que os filósofos dizem é a representação da verdade. 4
- A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. Chaui, Marilena. Convite à Filosofia. Ática, 1995. No texto, a filósofa Marilena Chauí define o sentido da palavra filosofia, criada por Pitágoras. A filosofia nasce com o objetivo de: A nenhuma das respostas anteriores. B demonstrar a impossibilidade de construção de um conhecimento verdadeiro. C atentar contra os deuses e desenvolver uma sociedade sem crenças. D questionar o conhecimento mítico e buscar explicações lógicas e racionais para o universo. E concordar com as explicações dadas pela mitologia. 5 05. Segundo a filosofia podemos definir phisys como: A "Fim" B "Caminho" C "Pensamento" D "Questionamento" E "Origem"