05 - Durante uma visita domiciliar, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) se depara com uma mãe de um bebê de três semanas. A mãe expressa preocupação sobre a frequência e a duração das mamadas do bebê, afirmando que o bebê parece estar com fome o tempo todo e chora bastante. Qual das seguintes orientações é mais apropriada para o ACS fornecer à mãe?
A. Recomendar a introdução de papinhas e sucos para acalmar o bebê e espaçar as mamadas.
B. Incentivar a troca de mamadas por fórmulas infantis para satisfazer mais rapidamente a fome do bebê.
C. Sugerir horários rígidos para as mamadas, garantindo intervalos regulares para que o bebê coma de maneira mais eficiente.
D. Orientar sobre a livre demanda para amamentação, explicando que bebês podem demandar mamadas frequentes e é uma prática saudável e natural.
06 - O Teste do Pezinho é o exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves. Todas as crianças recém-nascidas devem ser submetidas ao teste, pois essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem diagnosticadas e tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível. De acordo com o Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal, o teste deve ser idealmente realizado:
I. Entre o 3º e 7º dia de vida.
II. Nunca antes de 48 horas de vida.
III. Se, por algum motivo especial, o exame não puder ser realizado no período recomendado, deve ser feito em até 90 dias após o nascimento.
Estão(ão) CORRETOS(S):
A. I, II, III, apenas.
B. I, apenas.
C. I, II, apenas.
D. I, II, III.
E. I, II, apenas.
07 - Em relação ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança nas unidades de atendimento, indique a orientação ERRADA
A. O enfermeiro poderá avaliar, por meio do monitoramento periódico do crescimento, as situações de risco, relacionadas à desnutrição e a outros fatores.
B. A altura da criança progresso monitoramento do crescimento infantil por meio de dois gráficos: primeiro cefálico por idade no primeiro ano de vida e peso por idade até os 7 anos, este último específico por sexo.
C. A velocidade de crescimento pós-neonatal é particularmente lenta nos seus primeiros meses de vida, com aumento gradativo e pronunciado até os cinco anos de idade.
D. A variação do peso com relação à idade da criança é muito mais rápida do que a estatura, e isso que imediatamente, quaisquer alterações em seu estado de saúde, mesmo em processos agudos.