Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Sall

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais09/07/2024

1) Muitos críticos afirmam que a obra de Jorge Amado é marca...

  1. Muitos críticos afirmam que a obra de Jorge Amado é marcada pelo lirismo e pela poesia, ainda que seja escrita em prosa. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
  2. Sentimentos ambiguos dominam Sem-Pernas depois que ele retorna para o trapiche. a) O que o personagem decide sobre seu futuro na casa de dona Ester e dr. Raul? b) A decisão de Sem-Pernas é coerente? Explique. c) Por que Sem-Pernas decide trocar de roupa com Gato?
  3. Na parte que antecede a que você leu, no mesmo capítulo, após a família levar Sem-Pernas para assistir a um filme no luxuoso cinema Guarani, o novo filho passa a noite na casa de dona Ester e dr. Raul. Antes de dormir, ele é beijado carinhosamente pela mãe adotiva e tem o seguinte sonho: Depois foi o horror dos sonhos da cadeia, o homem de colete que ria brutalmente, os soldados que surravam o Sem-Pernas, que corria com a perna aleijada em volta da saleta. Mas de repente chegou dona Ester e o homem de colete e os soldados morreram entre infinitas torturas, porque agora o Sem-Pernas estava vestido com uma roupa de marinheiro e tinha um chicote na mão como o mocinho do cinema. AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 123. (Companhia de Bolso). (Fragmento). Relacione o sonho de Sem-Pernas na primeira noite que passou na casa do bairro da Graça àquele que ele teve logo que retornou para o trapiche e trocou de roupa com Gato.

Fala aí Capitães da Areia foi publicado em 1937. Nesse romance, Jorge Amado procurou retratar a realidade de muitos meninos de rua de Salvador. Infelizmente, o problema tratado pelo autor baiano ainda persiste em nossos dias. Em sua cidade, há crianças de rua que não frequentam escolas, não têm moradia e sofrem violência? Que medidas você acha que poderiam ser tomadas para acabar com a marginalização de meninos e meninas?

Como você viu, Capitäes da Areia é narrado em terceira pessoa. No romance, o narrador coloca em primeiro plano os sonhos, os pensamentos ingênuos, as frustrações, o passado (que, em certa medida, justifica as atitudes violentas dos meninos) e os desejos mais intimos dos Capitães. Dessa forma, ele consegue mostrar que os integrantes do bando são como qualquer outra criança ou adolescente de oito a dezesseis anos. Sem temer ser parcial, o narrador ocupa-se de mostrar um lado: o dos meninos de rua. E esse lado destoa completamente da visão que tem a elite de Salvador, vítima dos crimes praticados pelo bando e que são veiculados de maneira sensacionalista pela imprensa. Em Capitães da Areia, Jorge Amado fala de Pedro Bala, Dora, Gringo, Professor, Pirulito, Sem-Pernas e Volta Seca, entre outros personagens, mas poderia estar falando de qualquer um de nós; daí o fascínio que, após mais de Bibliot eca cultural Conheça a Fundação Casa de Jorge Amado em: <http://www.jorgeamado. org.br>. Sabia? Ao longo do romance, o chefe do grupo de meninos, Pedro Bala, a exemplo do pai, um grevista morto no cais, cresce e transforma, aos poucos, sua ação criminosa numa causa política em defesa do povo. Biblioteca cultural Cecilia Amado, neta do escritor baiano, dirigiu o filme Capitães da Areia, que estreou em 2011. Assista a um teaser e leia uma crítica sobre ele em: <http://g1.globo.com/ pop-arte/noticia/2011/10/ capitaes-da-areia-e-adap tacao-irregular-da-obrade-jorge-amado.html>.

1) Muitos críticos afirmam que a obra de Jorge Amado é marcada pelo lirismo e pela poesia, ainda que seja escrita em prosa. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
2) Sentimentos ambiguos dominam Sem-Pernas depois que ele retorna para o trapiche.
a) O que o personagem decide sobre seu futuro na casa de dona Ester e dr. Raul?
b) A decisão de Sem-Pernas é coerente? Explique.
c) Por que Sem-Pernas decide trocar de roupa com Gato?
3) Na parte que antecede a que você leu, no mesmo capítulo, após a família levar Sem-Pernas para assistir a um filme no luxuoso cinema Guarani, o novo filho passa a noite na casa de dona Ester e dr. Raul. Antes de dormir, ele é beijado carinhosamente pela mãe adotiva e tem o seguinte sonho:
Depois foi o horror dos sonhos da cadeia, o homem de colete que ria brutalmente, os soldados que surravam o Sem-Pernas, que corria com a perna aleijada em volta da saleta. Mas de repente chegou dona Ester e o homem de colete e os soldados morreram entre infinitas torturas, porque agora o Sem-Pernas estava vestido com uma roupa de marinheiro e tinha um chicote na mão como o mocinho do cinema.
AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 123. (Companhia de Bolso). (Fragmento).
Relacione o sonho de Sem-Pernas na primeira noite que passou na casa do bairro da Graça àquele que ele teve logo que retornou para o trapiche e trocou de roupa com Gato.

Fala aí
Capitães da Areia foi publicado em 1937. Nesse romance, Jorge Amado procurou retratar a realidade de muitos meninos de rua de Salvador. Infelizmente, o problema tratado pelo autor baiano ainda persiste em nossos dias. Em sua cidade, há crianças de rua que não frequentam escolas, não têm moradia e sofrem violência? Que medidas você acha que poderiam ser tomadas para acabar com a marginalização de meninos e meninas?

Como você viu, Capitäes da Areia é narrado em terceira pessoa. No romance, o narrador coloca em primeiro plano os sonhos, os pensamentos ingênuos, as frustrações, o passado (que, em certa medida, justifica as atitudes violentas dos meninos) e os desejos mais intimos dos Capitães. Dessa forma, ele consegue mostrar que os integrantes do bando são como qualquer outra criança ou adolescente de oito a dezesseis anos. Sem temer ser parcial, o narrador ocupa-se de mostrar um lado: o dos meninos de rua. E esse lado destoa completamente da visão que tem a elite de Salvador, vítima dos crimes praticados pelo bando e que são veiculados de maneira sensacionalista pela imprensa. Em Capitães da Areia, Jorge Amado fala de Pedro Bala, Dora, Gringo, Professor, Pirulito, Sem-Pernas e Volta Seca, entre outros personagens, mas poderia estar falando de qualquer um de nós; daí o fascínio que, após mais de
Bibliot eca cultural
Conheça a Fundação Casa de Jorge Amado em: <http://www.jorgeamado. org.br>.
Sabia?
Ao longo do romance, o chefe do grupo de meninos, Pedro Bala, a exemplo do pai, um grevista morto no cais, cresce e transforma, aos poucos, sua ação criminosa numa causa política em defesa do povo.
Biblioteca cultural
Cecilia Amado, neta do escritor baiano, dirigiu o filme Capitães da Areia, que estreou em 2011. Assista a um teaser e leia uma crítica sobre ele em: <http://g1.globo.com/ pop-arte/noticia/2011/10/ capitaes-da-areia-e-adap tacao-irregular-da-obrade-jorge-amado.html>.
Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros