Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Amandha

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais27/08/2024

1) O que difere as células animais das células vegetais é a ...

O que difere as células animais das células vegetais é a distribuição das organelas. Algumas diferenças são marcantes e outras bem sutis. Ambas são células eucariontes, ou seja, possuem um núcleo verdadeiro delimitado pela membrana nuclear.

As células animais são caracterizadas por possuírem

Alternativas:

a) um núcleo bem definido, e organelas como mitocôndrias, plastídeos, retículo endoplasmático liso e rugoso. b) organelas semelhantes as células vegetais, por serem capazes de produzir o seu próprio alimento, e possuírem centríolos. c) lisossomos, não encontrados nas células vegetais, e os vacúolos em seu interior são muito maiores. d) os glioxissomos, semelhantes aos peroxissomos encontrados nas células vegetais. e) membrana plasmática, citoplasma e ribossomos, como as demais células, além dos lisossomos exclusivos delas. 2) As células das plantas são semelhantes às células animais, embora apresentem algumas diferenças. As células vegetais, além da membrana plasmática, comum a todas as células, apresentam uma parede celular que circunda a membrana.

DE ROBERTIS, E. M. F.; HIB, J. Biologia Celular e Molecular. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

Esta estrutura a mais nas células vegetais, interferem nos transportes de substâncias na membrana plasmática? Neste contexto, analise as afirmativas a seguir a respeito da osmose nas células animais e vegetais:

I. A célula animal em meio hipertônico, a água passa por osmose para o interior da célula.

II. As células vegetais ficam túrgidas, mas não chegam a se romper, como ocorre com as células animais.

III. A parede celular impede a entrada ou saída excessiva de água nas células.

IV. Quando as células animais perdem grande quantidade de água e ficam murchas, podem ter as suas funções alteradas ou morrer; já as células vegetais mesmo perdendo grande quantidade de água, a sua composição interna é preservada.

Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Alternativas:

a) I, apenas. b) I e III, apenas. c) II e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV. 3) A maioria das células contém um conjunto específico e geneticamente programado de receptores para os numerosos sinais químicos que ativam, ou inibem, as atividades celulares. Na maioria das células os receptores para determinado sinal são iguais, as respostas é que podem ser diferentes.

Os hormônios, geralmente são moléculas que levam algum tempo a serem distribuídas pelo corpo, são carregados pela corrente sanguínea a longas distâncias até alcançarem a célula alvo.

Estes hormônios que atuam à longas distâncias, realizam a

Alternativas:

a) sinalização dependente de contato. b) sinalização parácrina. c) sinalização autócrina. d) sinalização sináptica. e) sinalização endócrina. 4) “A diferenciação celular constitui um processo biológico complexo e vital, uma vez que regula a expressão de um grande número de genes ligados a funções tecido-específicas e controla a proliferação celular. O processo de diferenciação compreende diversas etapas programadas geneticamente.”

NAVES, M. M. V.; MORENO, F. S. Diferenciação Celular: Importância na Hepatocarcionogênese e papel modulador do ß-caroteno. Revista Brasileira de Cancerologia, 2000, 46(4): 389-99.

Neste contexto, a diferenciação celular em um mesmo organismo ocorre devido

Alternativas:

a) a uma série de mutações ocorridas em locais específicos. b) a expressão gênica, possível pela ativação ou inibição de genes, já que o material genético das células é distinto. c) ao fato de as células possuírem DNA mitocondrial diferentes. d) a expressão de porções distintas do genoma das células, uma vez que o organismo possui células com o mesmo código genético. e) a sua composição genética, por serem compostos por células com um número distintos de cromossomos. 5) Uma das características principais da meiose é se caracterizar por um tipo especial de divisão celular, permitindo aos cromossomos homólogos presentes na célula original se emparelharem de tal forma, possibilitando a troca de material genético hereditário entre eles. A troca física de segmentos de DNA entre os cromossomos de origem materna e paterna de um par homólogo resulta da mistura dos genes parentais, aumentando significativamente as combinações genéticas.

Com base nas informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O crossing-over ou permutação cromossômica é um fenômeno que envolve cromátides homólogas, ocorre na telófase I da meiose I.

PORQUE

II. Nesta fase, ocorre a troca de material genético entre os cromossomos homólogos, importante para a variabilidade genética dos organismos, contribuindo para a ação seletiva do meio.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não justifica a I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros