1- A fase intensiva no tratamento da Tuberculose propicia uma redução rápida da população bacilar e a diminuição da contagiosidade. A fase de manutenção permite a eliminação de bacilos latentes e a redução da possibilidade de recidiva da doença. Sobre o tratamento da Tuberculose, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) O esquema básico para adultos ou adolescentes (≥10 anos) é constituído pela Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol na fase intensiva, e de Rifampicina e Isoniazida na fase de ataque. Os medicamentos estão disponíveis no Sistema Único de Saúde, em doses fixas combinadas ou em apresentações isoladas.
b) Em pessoas vivendo com HIV, com contagem de CD4<350 céls/mm³, o tratamento da Tuberculose tem duração estendida de 12 meses.
c) Existem esquemas básicos específicos para crianças menores de 10 anos ou pessoas com nefropatias.
d) As reações adversas aos medicamentos devem ser avaliadas. Não há necessidade de alteração do esquema básico quando ocorrerem reações adversas menores. No entanto, podem ser empregados medicamentos para tratamento delas.
e) Não se deve realizar a prescrição de todo o tratamento da TB no início, uma vez que as dosagens precisam ser reajustadas ao longo do tempo, de acordo com o peso do paciente.