-
Analise a imagem e depois responda:
a) O meme tem como pano de fundo a obra de Oscar Pereira da Silva, de 1900, que expressa uma visão sobre a chegada de 1500. Que interpretações o meme produziu?
b) A chegada dos portugueses à América foi em 1500, e o meme é de 2022. Entre essas datas se passaram 522 anos. Será que podemos responsabilizar o evento de 1500 pela situação atual do Brasil?
c) Na ironia presente no texto do meme há uma referência tanto ao passado quanto ao presente. Pensando em 2022, quando o meme foi criado, pesquise em livros, revistas ou na internet informações sobre esse ano e apresente um argumento que justifique o fato de o meme também ser uma crítica à contemporaneidade brasileira.
-
Sobre as capitanias hereditárias e o governo-geral, responda:
a) Explique os objetivos e a forma de funcionamento das capitanias hereditárias no Brasil.
b) Por que a experiência das capitanias hereditárias não foi bem-sucedida?
c) Em termos de organização política, indique a principal diferença entre o sistema das capitanias hereditárias e o governo-geral.
-
Observe atentamente a imagem. Trata-se de uma gravura que ilustra o livro História verídica e descrição de uma terra de salvagens, nus e cruéis comedoras de seres humanos, situada no Novo Mundo da América [...], escrito pelo náufrago Hans Staden e publicado em 1557.
a) Identifique os personagens representados na gravura.
b) Descreva a cena apresentada. Preste atenção nos indígenas e no homem branco ao fundo.
c) Essa maneira de representar os indígenas fortalece a ideologia colonial que caracterizava esses povos como inferiores aos europeus? Justifique sua resposta.