-
Aponte as diferenças fundamentais entre mapa, carta e planta.
-
Explique para que serve a escala e como ela pode aparecer em uma representação cartográfica.
-
Aponte as distorçōes verificadas nas seguintes projeções: Mercator, Peters e azimutal.
-
Explique por que o mundo pode ser visto de diferentes perspectivas cartográficas. Dé exemplos. Desenvolvendo habilidades
-
Observe as representaçb̃es cartográficas do Rio de Janeiro nas páginas 58 e 59 . Imagine que vocé está na esquina das ruas Marquês de Olinda e Muniz Barreto e quer pegar o metró.
a) Quantos metros aproximadamente vocé teria de caminhar atẻ a Estaçảo Botafogo?
b) Qual das representaçōes observadas permite responder a essa pergunta?
- Retome a planta da página 33 e continue sua viagem imaginária por São Paulo. Agora você está na Estação da Luz e decide conhecer o Teatro Municipal. Você poderia ir de metrô, mas resolveu ir a pé.
a) Qual é o caminho mais rápido entre esses dois pontos de interesse cultural?
b) Que distância aproximadamente você caminharia? É possivel ir a pé ou é necessário pegar o metrô? c) Caso decidisse ir de metrô, como faria?
- Observe, abaixo, otrecho da folha de Macapá (AP) na Carta Topográfica do Brasil compare-o com o trecho da folha de Garuva (SC) na página 53 e solucione os problemas apresentados a seguir. Dialegande dialogmato cem Matemitica com MATEMiTica
a) Constate que em Macapá a distância reta entre o início da rodovia 010 e a Colônia Penal é de 4 centimetros. Na realidade, essa distância é de 4 quilômetros. Com esses dados, descubra em que escala essa carta foi construida.
b) Que diferença vocé observa ao comparar esse trecho da folha de Macapá com o trecho da follha de Garuva?
c) Na folha de Caruva, identifique a porção do espaço representado mais favorável à prática da agricultura mecanizada ou à instalaçăo de indústrias e explique o porquê de sua opçảo.
d) Uma pessoa que queira localizar um endereço na cidade de Macapá pode utilizar essa carta? Caso considere que nāo possa, qual seria a opção? Para auxiliar na reflexão, veja novamente as representações cartográficas do Rio de laneiro. (6)