-
Calcule a intensidade de corrente elétrica em um condutor metálico, em que uma carga de 67,5 C atravessa a seção transversal em 5 s.
-
(FGV-SP) Uma seção transversal de um condutor é atravessada por um fluxo contínuo de carga 6 C por minuto, que equivale a uma corrente elétrica em amperes de:
a) 60 b) 6 c) 1 d) 0,1 e) 0,6
-
Determine, em ampere, a corrente elétrica média que percorre um condutor elétrico, no qual, durante 10 s, passam 1,0 * 10^8 elétrons por sua seção transversal.
Considere a carga elétrica do elétron 1,6 * 10^-19 C.
-
Sabendo que a carga elétrica do elétron é 1,6 * 10^-19 C, determine a quantidade de elétrons que atravessam a seção transversal de um condutor em 1 s, quando a corrente elétrica que o percorre é de 6 mA. Considere que esse condutor tem seção transversal de 6 cm^2 e comprimento de 6 cm.
-
Por um condutor passa uma corrente de 1 mA. Determine o intervalo de tempo necessário para que 10^9 elétrons passem por uma seção transversal desse condutor. Dado: e = 1,6 * 10^-19 C.
-
(Unifesp-SP) Num livro de eletricidade você encontra três informações: a primeira afirma que isolantes são corpos que não permitem a passagem da corrente elétrica; a segunda afirma que o ar é isolante; e a terceira afirma que, em média, um raio se constitui de uma descarga elétrica correspondente a uma corrente de 10.000 amperes que atravessa o ar e desloca, da nuvem à Terra, cerca de 20 coulombs. Pode-se concluir que essas três informações são:
a) coerentes e que o intervalo de tempo médio de uma descarga elétrica é de 0,002 s.
b) coerentes e que o intervalo de tempo médio de uma descarga elétrica é de 2,0 s.
c) incoerentes, pois não é possível avaliar o intervalo de tempo médio de uma descarga elétrica.
-
A intensidade da corrente elétrica em um condutor é dado pelo gráfico ao lado. Determine a carga elétrica que atravessa essa seção do condutor para um intervalo entre 0 e 30 s.