- Com base na segunda estrofe, explique o que seria o "desconcerto do mundo".
- Nesse contexto, os termos "quieto" e "livre" têm o sentido de "indiferente". Segundo o eu lírico, parece haver muitas pessoas que se comportam com indiferença diante do desconcerto do mundo? Justifique sua resposta.
- O eu lírico consegue identificar a causa do "desconcerto do mundo"? Explique sua resposta.
Nessas oitavas (estrofes de oito versos), Camões expressa seu espanto e indignação diante do "desconcerto do mundo". Embora tenha escrito o poema há muitos séculos, o poeta apresenta um tema que ainda nos toca.
Neste capítulo, você entrará em contato com alguns textos literários portugueses produzidos durante o Trovadorismo, o Humanismo e o Classicismo. Talvez se surpreenda com a constatação de que, embora distantes do século XXI, esses textos se parecem com peças de teatro, poemas, canções etc. com os quais você convive hoje. Seu desafio como estudante será ler os textos literários sem preconceitos e abastecer sua biblioteca cultural. Lembre-se: leitura puxa leitura, ampliando nossa competência leitora e, como consequência, nossa capacidade de reflexão e de intervenção sobre mundo que nos cerca.