- Com dois colegas, leiam o texto a seguir e desenvolvam as propostas de discussão. Daniel Munduruku destaca a relação do vínculo profundo que os indígenas têm com o ambiente em que vivem.
Os povos indígenas têm muito respeito pela terra. Eles a consideram como uma grande mãe, que os alimenta e dá vida, porque é dela que tiram todas as coisas que precisam para sobreviver. Para eles, a terra não é apenas uma propriedade, ela é a morada dos mortos e de todos os espíritos.
Os povos indígenas são grupos que fazem uso da natureza, assim como todos nós, mas não a fazem de forma descuidada.
[...]
As populações indígenas aprenderam a se relacionar com a natureza com respeito. Por isso sabem que é preciso conhecer bem a fauna e a flora.
Os índios sabem que um determinado pedaço de terra só pode ser cultivado se for respeitado e, mudando-se, semeiam de seguida para outros lugares, a fim de permitir que as plantas nasçam e cresçam de novo e o solo descanse. Depois de um tempo, quando a terra puder ser utilizada novamente, então voltarão para esse mesmo lugar.
Quando fazem longas caçadas, os indígenas aproveitam para conhecer melhor seu próprio território e coletar materiais que usarão depois, na fabricação de vários objetos.
Infelizmente, há pessoas que querem a terra para explorar e destruir, arruinando o meio ambiente que os povos nativos souberam preservar por milhares de anos.
A preocupação com a preservação da natureza tem feito com que muitos povos se organizem para defender seus direitos [...] sabem que a terra sagrada é tudo que for feito e a hoje atingirá, mais cedo ou mais tarde, todas as pessoas do planeta.
MUNDURUKU, D. Coisas de Índio. São Paulo: Callis, 2010, p. 51-52.
Para você, existe a separação entre seres humanos e natureza? Explique.
Por que a relação dos não indígenas com o meio ambiente é mais destrutiva que a dos indígenas?
- Em seu livro As três ecologias, Félix Guattari afirma que no período em que vivemos, de intensas transformações técnico-científicas, vivenciamos também intensos desequilíbrios ecológicos que afetam a vida em escala global. Segundo o autor, a reversão das situações deve passar por mudanças subjetivas, éticas e políticas nas relações dos seres humanos com a natureza. Que mudanças são essas que devem ocorrer para mudar as relações entre seres humanos e natureza?