Download the Guru IA app
Android and iOS

Luciano
1) Em relação ao mobiliário urbano, no tocante à acessibilid...
-
Em relação ao mobiliário urbano, no tocante à acessibilidade, assinale a afirmativa incorreta.
A. Todo mobiliário urbano deve ser instalado fora da faixa livre de 1,80m.
B. Telefones: altura dos comandos entre 0,80m e 1,20m, com indicação em Braille; pisos táteis de alerta quando o volume superior é maior que o da base.
C. Caixa de correio, lixeira e jardineiras: instaladas de modo que seu uso esteja entre 0,80m e 1,20m, utilização de piso tátil de alerta quando o volume superior é maior que o da base e quando a altura é de até 2,10m.
D. Pontos de ônibus e bancas de jornal: instalação fora da faixa livre.
E. Semáforo de pedestres: observar a localização e o dispositivo para acionamento por pessoas com deficiência visual. Deve ter equipamento que emita sinais visuais e sonoros ou visuais vibratórios. Os alarmes devem ser associados e sincronizados aos visuais.
-
O desenho padronizado facilita a implantação do mobiliário urbano em qualquer cidade.
A. Certo.
B. Errado.
-
Considere a proposição a seguir:
Do ponto de vista do uso racional dos recursos, na análise de soluções de projetos constituídos por unidades autônomas (residenciais ou de serviços), considera-se que a utilidade do edifício está associada às áreas privativas (residências, escritórios, consultórios). Corredores e escadas, comuns a todas as unidades privativas, incidem sobre o custo da construção, mas a utilidade da edificação não aumenta significativamente caso essas áreas sejam dimensionadas além dos mínimos requeridos pelo uso e/ou pela legislação aplicável. Essa linha de raciocínio induz o arquiteto a minimizar as áreas de circulação comum em um projeto.
Analisando-se um pavimento tipo de projeto residencial multifamiliar, o indicador mais simples que permite avaliar o aspecto da eficiência do projeto tratado no texto é a relação:
A. Área privativa / área construída total.
B. Área de projeção de paredes / área privativa total.
C. Área construída total / número de unidades autônomas.
D. Área de projeção de paredes / área construída total.
-
Em relação à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, assinale a alternativa correta.
A. Os patamares situados em mudanças de direção devem ter dimensões superiores à largura da rampa.
B. Quando houver porta nos patamares, sua área de varredura pode interferir na dimensão mínima do patamar.
C. As áreas de qualquer espaço ou edificação de uso público ou coletivo devem ser servidas de uma ou mais rotas acessíveis.
D. Nas rotas acessíveis, podem ser utilizados degraus e escadas fixas com espelhos vazados.
-
Sobre a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, assinale a alternativa INCORRETA.
A. Tecnologia assistiva é o termo que designa produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
B. Área de descanso é o espaço livre de obstáculos, destinado ao uso de todas as pessoas.
C. Calçada rebaixada é a rampa construída ou implantada na calçada, destinada a promover a concordância de nível entre esta e o leito carroçável.
D. Fatores de impedância são os elementos ou condições que possam interferir no fluxo de pedestres, como, por exemplo, mobiliário urbano, entradas de edificações junto ao alinhamento, vitrines junto ao alinhamento, vegetação, postes de sinalização, entre outros.
E. Foco de pedestres é a indicação luminosa de permissão ou impedimento de locomoção na faixa apropriada.
-
Os mobiliários a uma altura entre 0,60 m e 2,10 m do piso podem representar riscos para as pessoas com deficiências visuais, caso haja saliências com mais de 0,15 m de profundidade.
A. Certo
B. Errado
-
Sobre os parâmetros de acessibilidade que garantem as dimensões de sanitário e box sanitário acessíveis, conforme a NBR 9050:2020, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, é correto afirmar:
A. O Módulo de Referência (M.R.) deve apresentar a dimensão 0,90 m x 1,20 m.
B. O diâmetro da área de manobra deve ser equivalente a 1,20 m.
C. A área de manobra pode utilizar no máximo 0,15 m sob a bacia sanitária e 0,30 m sob o lavatório.
D. Os lavatórios devem garantir altura entre 0,78 m a 0,80 m na superfície superior, exceto o infantil.
E. Quando o box for instalado em locais de prática de esportes, as portas devem atender a um vão livre mínimo de 0,90 m.
-
A padronização de detalhes e especificações para a Rede Ebserh objetiva dar unidade ao conjunto das soluções projetuais que serão desenvolvidas caso a caso, por meio de Projetos Executivos específicos, favorecendo os conceitos norteadores estabelecidos para o planejamento físico-funcional de seus HUFs. Sobre Mobiliário e Equipamentos – Lavatórios de Equipe. Analise a imagem:
Assinale a alternativa incorreta.
A. B - Dispensador de parede para sabonete líquido
B. A - Papeleira de parede para papel-toalha
C. E - Lavatório suspenso em louça branca com dimensões adequadas à lavagem de mãos de modo a evitar respingos
D. F - Lixeira com tampa acionada com os pés (de acordo com PGRSS) E. C - Protetor de parede (1 peça de porcelanato 60x40 cm)
-
Segundo a ABNT NBR 9050/2020, para ser considerado acessível, o mobiliário urbano DEVE:
A. Atender aos princípios do desenho internacional.
B. Estar localizado fora da faixa livre para circulação de pedestre.
C. Ser projetado de modo a não necessitar ser sinalizado.
D. Ser projetado de modo a se constituir em obstáculo suspenso.
-
No projeto de edificações, o arquiteto deve prever um número mínimo de sanitários acessíveis de acordo com o uso do edifício. Qual deve ser o número de sanitários acessíveis para áreas comuns de edificações privados já existentes?
A. No mínimo, um sanitário.
B. No mínimo, uma instalação sanitária por sexo.
C. No mínimo, uma instalação sanitária por sexo, onde houver sanitários.
D. No mínimo, 5 % do total de cada peça sanitária existente. E. No mínimo, 3 % do total de cada peça sanitária existente. 11) Recomenda-se que todo o mobiliário atenda aos princípios do desenho universal. Sobre o mobiliário, é INCORRETO afirmar que:
A. Balcões de atendimento acessíveis devem ser facilmente identificados e localizados em rotas acessíveis.
B. Caixas de pagamento devem ser facilmente identificadas e localizadas em rotas acessíveis. Para aproximação lateral, deve ser assegurada passagem livre de 0.90 m de largura.
C. As mesas ou superfícies de trabalho acessíveis devem possuir tampo com largura mínima de 0.90 m e altura entre 0.75 m e 0.85 m do piso acabado, assegurando-se largura livre mínima sob a superfície de 0.80 m.
D. As mesas ou superfícies de refeição acessíveis devem ter altura de tampo entre 0.80 m e 0.90 m do piso acabado.
E. Sempre que as mesas ou superfícies de trabalho acessíveis forem utilizadas por uma única pessoa, elas podem ser adequadas conforme as necessidades específicas do usuário, objetivando a melhoria das condições de conforto e autonomia.
-
Considerando as diretrizes para a instalação de sanitários, banheiros e vestiários acessíveis nas edificações, assinale a alternativa correta.
A. Os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem localizar-se integrados às demais instalações sanitárias.
B. Os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem localizar-se em rotas acessíveis, próximas à circulação principal.
C. Em edifícios com mais de um pavimento, os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem localizar-se no pavimento central.
D. Os pisos dos sanitários ou boxes sanitários devem ser antiderrapantes e possuir desnível inferior a 20 mm junto à soleira, evitando retorno de água.
E. As portas dos sanitários acessíveis devem abrir para o lado externo do sanitário e possuir um puxador horizontal externo, não sendo permitida porta do tipo correr.
-
As dimensões do sanitário acessível e do boxe sanitário acessível devem garantir o posicionamento das peças sanitárias e parâmetros de acessibilidade. Sobre o sanitário acessível, é INCORRETO afirmar que:
A. A área de manobra pode utilizar, no máximo, 0,10 m sobre a bacia sanitária e 0,30 m sob o lavatório.
B. Em caso de reforma, os pisos dos sanitários ou boxes sanitários podem ter um leve desnível junto à entrada ou soleira.
C. Na superfície superior dos lavatórios, a altura pode variar de 0,78 m a 0,80 m, exceto a infantil.
D. Deve-se garantir área necessária para transferência lateral, perpendicular e diagonal para a bacia sanitária.
E. Quando a porta instalada for do tipo de eixo vertical, ela deve abrir para o lado externo do sanitário ou boxe e possuir um puxador horizontal no lado interno do ambiente, medindo no mínimo 0,40 m de comprimento, afastamento de no máximo 40 mm e diâmetro entre 25 mm e 35 mm.
-
Conforme a Norma 9050/2020, mobiliários com altura entre 0,60m até 2,10m do piso podem representar riscos para pessoas com deficiências visuais, caso tenham saliências superiores a qual profundidade?
A. 0,12 m de profundidade. B. 0,10 m de profundidade. C. 0,11 m de profundidade. D. 0,08 m de profundidade. E. 0,05 m de profundidade.
.
-
As informações essenciais aos espaços nas edificações, no mobiliário e nos equipamentos urbanos podem ser utilizadas de forma visual ou sonora.
A. Certo
B. Errado
.16) Analise as afirmações a seguir que tratam de mobiliários urbanos:
I. O mobiliário urbano deve proporcionar ao usuário segurança e autonomia de uso.
II. Deve-se projetar o mobiliário urbano de modo a não se constituir em obstáculo suspenso.
III. O mobiliário urbano não deve possuir cantos vivos, arestas ou quaisquer outras saliências.
Dentre as afirmações anteriores quais estão CORRETAS em termos de mobiliários urbanos acessíveis?
A. I, II e III.
B. Apenas, III.
C. Apenas, II e III.
D. Apenas, I e II.
E. Apenas, I e III.
-
Uma das condições para se permitir a instalação de mobiliário em rota acessível é que ele seja detectável com bengala longa.
A. Certo
B. Errado
-
As mesas ou superfícies de trabalho, para serem consideradas acessíveis às pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.), entre outros aspectos, devem possuir:
A. Ser localizadas em locais discretos e afastados de rotas acessíveis a fim de facilitar o acesso da P.C.R.
B. Tampo com altura máxima de 0,65 m e largura mínima de 0,50 m.
C. Profundidade livre mínima de 0,50 m, de modo que a P.C.R. tenha a possibilidade de avançar sob a mesa ou superfície.
D. Altura livre sob o tampo de, no mínimo, 0,80 m, exceto em situações em que o tampo possa ser removido.
E. Tampo com largura mínima de 1,20 m e altura entre 0,80 m e 1,00 m do piso acabado.
-
Com relação ao conceito de mobilidade e acessibilidade e à ABNT NBR 9050:2004, NÃO é correto afirmar:
A. Acessibilidade: Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos.
B. As entradas e áreas de serviço ou de acesso restrito, tais como casas de máquinas, barriletes, passagem de uso técnico etc., também necessitam ser acessíveis.
C. As normas de acessibilidade, com relação às rampas, não impõem medidas específicas, mas definem limites mínimos e/ou máximos que servem como parâmetros de projetos.
D. Edificações e equipamentos urbanos que venham a ser reformados devem ser tornados acessíveis. Em reformas parciais, a parte reformada deve ser tornada acessível.
E. Recomenda-se que em quartos e sanitários de hotéis, instituições de idosos e hospitais sejam instalados telefones, campainhas e alarmes de emergência visuais, sonoros e vibratórios.
-
Sobre a acessibilidade a Edificações, Espaços e Equipamentos Urbanos, é INCORRETO afirmar que:
A. Área de descanso é a área adjacente e interligada às áreas de circulação interna ou externa às edificações, destinada aos usuários que necessitem de paradas temporárias para posterior continuação do trajeto.
B. As abreviaturas M.R. e P.M.R referem-se respectivamente a: módulo de referência e passeio para mobilidade reduzida.
C. Uso restrito são espaços, salas ou elementos internos ou externos, disponíveis estritamente para pessoas autorizadas.
D. Adaptável é o espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características possam ser alteradas para que se tornem acessíveis.
E. Área de aproximação é o espaço sem obstáculos, destinado a garantir manobra, deslocamento e aproximação de todas as pessoas, para utilização de mobiliário ou elemento com autonomia e segurança.
-
Em relação ao mobiliário urbano, no tocante à acessibilidade, assinale a afirmativa incorreta. A. Todo mobiliário urbano deve ser instalado fora da faixa livre de 1,80m. B. Telefones: altura dos comandos entre 0,80m e 1,20m, com indicação em Braille; pisos táteis de alerta quando o volume superior é maior que o da base. C. Caixa de correio, lixeira e jardineiras: instaladas de modo que seu uso esteja entre 0,80m e 1,20m, utilização de piso tátil de alerta quando o volume superior é maior que o da base e quando a altura é de até 2,10m. D. Pontos de ônibus e bancas de jornal: instalação fora da faixa livre. E. Semáforo de pedestres: observar a localização e o dispositivo para acionamento por pessoas com deficiência visual. Deve ter equipamento que emita sinais visuais e sonoros ou visuais vibratórios. Os alarmes devem ser associados e sincronizados aos visuais.
-
O desenho padronizado facilita a implantação do mobiliário urbano em qualquer cidade. A. Certo. B. Errado.
-
Considere a proposição a seguir: Do ponto de vista do uso racional dos recursos, na análise de soluções de projetos constituídos por unidades autônomas (residenciais ou de serviços), considera-se que a utilidade do edifício está associada às áreas privativas (residências, escritórios, consultórios). Corredores e escadas, comuns a todas as unidades privativas, incidem sobre o custo da construção, mas a utilidade da edificação não aumenta significativamente caso essas áreas sejam dimensionadas além dos mínimos requeridos pelo uso e/ou pela legislação aplicável. Essa linha de raciocínio induz o arquiteto a minimizar as áreas de circulação comum em um projeto. Analisando-se um pavimento tipo de projeto residencial multifamiliar, o indicador mais simples que permite avaliar o aspecto da eficiência do projeto tratado no texto é a relação: A. Área privativa / área construída total. B. Área de projeção de paredes / área privativa total. C. Área construída total / número de unidades autônomas. D. Área de projeção de paredes / área construída total.
-
Em relação à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, assinale a alternativa correta. A. Os patamares situados em mudanças de direção devem ter dimensões superiores à largura da rampa. B. Quando houver porta nos patamares, sua área de varredura pode interferir na dimensão mínima do patamar. C. As áreas de qualquer espaço ou edificação de uso público ou coletivo devem ser servidas de uma ou mais rotas acessíveis. D. Nas rotas acessíveis, podem ser utilizados degraus e escadas fixas com espelhos vazados.
-
Sobre a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, assinale a alternativa INCORRETA. A. Tecnologia assistiva é o termo que designa produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. B. Área de descanso é o espaço livre de obstáculos, destinado ao uso de todas as pessoas. C. Calçada rebaixada é a rampa construída ou implantada na calçada, destinada a promover a concordância de nível entre esta e o leito carroçável. D. Fatores de impedância são os elementos ou condições que possam interferir no fluxo de pedestres, como, por exemplo, mobiliário urbano, entradas de edificações junto ao alinhamento, vitrines junto ao alinhamento, vegetação, postes de sinalização, entre outros. E. Foco de pedestres é a indicação luminosa de permissão ou impedimento de locomoção na faixa apropriada.
-
Os mobiliários a uma altura entre 0,60 m e 2,10 m do piso podem representar riscos para as pessoas com deficiências visuais, caso haja saliências com mais de 0,15 m de profundidade. A. Certo B. Errado
-
Sobre os parâmetros de acessibilidade que garantem as dimensões de sanitário e box sanitário acessíveis, conforme a NBR 9050:2020, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, é correto afirmar: A. O Módulo de Referência (M.R.) deve apresentar a dimensão 0,90 m x 1,20 m. B. O diâmetro da área de manobra deve ser equivalente a 1,20 m. C. A área de manobra pode utilizar no máximo 0,15 m sob a bacia sanitária e 0,30 m sob o lavatório. D. Os lavatórios devem garantir altura entre 0,78 m a 0,80 m na superfície superior, exceto o infantil. E. Quando o box for instalado em locais de prática de esportes, as portas devem atender a um vão livre mínimo de 0,90 m.
-
A padronização de detalhes e especificações para a Rede Ebserh objetiva dar unidade ao conjunto das soluções projetuais que serão desenvolvidas caso a caso, por meio de Projetos Executivos específicos, favorecendo os conceitos norteadores estabelecidos para o planejamento físico-funcional de seus HUFs. Sobre Mobiliário e Equipamentos – Lavatórios de Equipe. Analise a imagem:
Assinale a alternativa incorreta. A. B - Dispensador de parede para sabonete líquido B. A - Papeleira de parede para papel-toalha C. E - Lavatório suspenso em louça branca com dimensões adequadas à lavagem de mãos de modo a evitar respingos D. F - Lixeira com tampa acionada com os pés (de acordo com PGRSS) E. C - Protetor de parede (1 peça de porcelanato 60x40 cm)
-
Segundo a ABNT NBR 9050/2020, para ser considerado acessível, o mobiliário urbano DEVE: A. Atender aos princípios do desenho internacional. B. Estar localizado fora da faixa livre para circulação de pedestre. C. Ser projetado de modo a não necessitar ser sinalizado. D. Ser projetado de modo a se constituir em obstáculo suspenso.
-
No projeto de edificações, o arquiteto deve prever um número mínimo de sanitários acessíveis de acordo com o uso do edifício. Qual deve ser o número de sanitários acessíveis para áreas comuns de edificações privados já existentes? A. No mínimo, um sanitário. B. No mínimo, uma instalação sanitária por sexo. C. No mínimo, uma instalação sanitária por sexo, onde houver sanitários. D. No mínimo, 5 % do total de cada peça sanitária existente. E. No mínimo, 3 % do total de cada peça sanitária existente. 11) Recomenda-se que todo o mobiliário atenda aos princípios do desenho universal. Sobre o mobiliário, é INCORRETO afirmar que: A. Balcões de atendimento acessíveis devem ser facilmente identificados e localizados em rotas acessíveis. B. Caixas de pagamento devem ser facilmente identificadas e localizadas em rotas acessíveis. Para aproximação lateral, deve ser assegurada passagem livre de 0.90 m de largura. C. As mesas ou superfícies de trabalho acessíveis devem possuir tampo com largura mínima de 0.90 m e altura entre 0.75 m e 0.85 m do piso acabado, assegurando-se largura livre mínima sob a superfície de 0.80 m. D. As mesas ou superfícies de refeição acessíveis devem ter altura de tampo entre 0.80 m e 0.90 m do piso acabado. E. Sempre que as mesas ou superfícies de trabalho acessíveis forem utilizadas por uma única pessoa, elas podem ser adequadas conforme as necessidades específicas do usuário, objetivando a melhoria das condições de conforto e autonomia.
-
Considerando as diretrizes para a instalação de sanitários, banheiros e vestiários acessíveis nas edificações, assinale a alternativa correta. A. Os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem localizar-se integrados às demais instalações sanitárias. B. Os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem localizar-se em rotas acessíveis, próximas à circulação principal. C. Em edifícios com mais de um pavimento, os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem localizar-se no pavimento central. D. Os pisos dos sanitários ou boxes sanitários devem ser antiderrapantes e possuir desnível inferior a 20 mm junto à soleira, evitando retorno de água. E. As portas dos sanitários acessíveis devem abrir para o lado externo do sanitário e possuir um puxador horizontal externo, não sendo permitida porta do tipo correr.
-
As dimensões do sanitário acessível e do boxe sanitário acessível devem garantir o posicionamento das peças sanitárias e parâmetros de acessibilidade. Sobre o sanitário acessível, é INCORRETO afirmar que: A. A área de manobra pode utilizar, no máximo, 0,10 m sobre a bacia sanitária e 0,30 m sob o lavatório. B. Em caso de reforma, os pisos dos sanitários ou boxes sanitários podem ter um leve desnível junto à entrada ou soleira. C. Na superfície superior dos lavatórios, a altura pode variar de 0,78 m a 0,80 m, exceto a infantil. D. Deve-se garantir área necessária para transferência lateral, perpendicular e diagonal para a bacia sanitária. E. Quando a porta instalada for do tipo de eixo vertical, ela deve abrir para o lado externo do sanitário ou boxe e possuir um puxador horizontal no lado interno do ambiente, medindo no mínimo 0,40 m de comprimento, afastamento de no máximo 40 mm e diâmetro entre 25 mm e 35 mm.
-
Conforme a Norma 9050/2020, mobiliários com altura entre 0,60m até 2,10m do piso podem representar riscos para pessoas com deficiências visuais, caso tenham saliências superiores a qual profundidade? A. 0,12 m de profundidade. B. 0,10 m de profundidade. C. 0,11 m de profundidade. D. 0,08 m de profundidade. E. 0,05 m de profundidade. .
-
As informações essenciais aos espaços nas edificações, no mobiliário e nos equipamentos urbanos podem ser utilizadas de forma visual ou sonora. A. Certo B. Errado .16) Analise as afirmações a seguir que tratam de mobiliários urbanos: I. O mobiliário urbano deve proporcionar ao usuário segurança e autonomia de uso. II. Deve-se projetar o mobiliário urbano de modo a não se constituir em obstáculo suspenso. III. O mobiliário urbano não deve possuir cantos vivos, arestas ou quaisquer outras saliências. Dentre as afirmações anteriores quais estão CORRETAS em termos de mobiliários urbanos acessíveis? A. I, II e III. B. Apenas, III. C. Apenas, II e III. D. Apenas, I e II. E. Apenas, I e III.
-
Uma das condições para se permitir a instalação de mobiliário em rota acessível é que ele seja detectável com bengala longa. A. Certo B. Errado
-
As mesas ou superfícies de trabalho, para serem consideradas acessíveis às pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.), entre outros aspectos, devem possuir: A. Ser localizadas em locais discretos e afastados de rotas acessíveis a fim de facilitar o acesso da P.C.R. B. Tampo com altura máxima de 0,65 m e largura mínima de 0,50 m. C. Profundidade livre mínima de 0,50 m, de modo que a P.C.R. tenha a possibilidade de avançar sob a mesa ou superfície. D. Altura livre sob o tampo de, no mínimo, 0,80 m, exceto em situações em que o tampo possa ser removido. E. Tampo com largura mínima de 1,20 m e altura entre 0,80 m e 1,00 m do piso acabado.
-
Com relação ao conceito de mobilidade e acessibilidade e à ABNT NBR 9050:2004, NÃO é correto afirmar: A. Acessibilidade: Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos. B. As entradas e áreas de serviço ou de acesso restrito, tais como casas de máquinas, barriletes, passagem de uso técnico etc., também necessitam ser acessíveis. C. As normas de acessibilidade, com relação às rampas, não impõem medidas específicas, mas definem limites mínimos e/ou máximos que servem como parâmetros de projetos. D. Edificações e equipamentos urbanos que venham a ser reformados devem ser tornados acessíveis. Em reformas parciais, a parte reformada deve ser tornada acessível. E. Recomenda-se que em quartos e sanitários de hotéis, instituições de idosos e hospitais sejam instalados telefones, campainhas e alarmes de emergência visuais, sonoros e vibratórios.
-
Sobre a acessibilidade a Edificações, Espaços e Equipamentos Urbanos, é INCORRETO afirmar que: A. Área de descanso é a área adjacente e interligada às áreas de circulação interna ou externa às edificações, destinada aos usuários que necessitem de paradas temporárias para posterior continuação do trajeto. B. As abreviaturas M.R. e P.M.R referem-se respectivamente a: módulo de referência e passeio para mobilidade reduzida. C. Uso restrito são espaços, salas ou elementos internos ou externos, disponíveis estritamente para pessoas autorizadas. D. Adaptável é o espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características possam ser alteradas para que se tornem acessíveis. E. Área de aproximação é o espaço sem obstáculos, destinado a garantir manobra, deslocamento e aproximação de todas as pessoas, para utilização de mobiliário ou elemento com autonomia e segurança.