Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Iago

SENT BY THE APP
Estudos Gerais09/29/2024

1. Em relação ao uso do acento grave indicativo da crase, ob...

  1. Em relação ao uso do acento grave indicativo da crase, observe os termos destacados e analise a ocorrência de crase, marcando C (certo) ou E (errado).

I. Em “um produto que faz mal à saúde do homem (...)” (1º parágrafo), o acento grave foi bem empregado, pois há uma palavra feminina determinada pelo artigo definido “a” e um outro termo que exige a preposição “a”. II. No trecho “são empregadas para se opor a rotulagem mais explícita (...)” (3º parágrafo), houve um equívoco no emprego do acento grave, visto que não há indicação de crase pela utilização dos termos destacados. III. Em “A Noruega tributa alimentos e bebidas açucarados e divulga informações (...)” (4º parágrafo), o acento grave indicativo da crase deveria ter sido empregado pelo fato de “Noruega” ser um substantivo próprio feminino. IV. No fragmento “imposto sobre bebidas açucaradas à ser cobrado de produtores e importadores (...)” (4º parágrafo), não foi empregado o acento grave pelo fato de sua utilização antes de verbos ser facultativa. V. Em “fazer pressão contra informar sobre o açúcar adicionado ao consumidor (...)” (5º parágrafo), se substituíssemos a expressão destacada por “as pessoas”, haveria a ocorrência da crase e o acento grave deveria ser empregado no vocábulo “as”.

2 Em “A frustração cresce e a desesperança não cede”, qual o valor da conjunção? Explique.

  1. "Se não fossem os meus amores, provavelmente D. Plácida acabaria como tantas outras criaturas humanas; donde se poderia deduzir que o vício é muitas vezes o estrume da virtude.”

Há neste período dois SE: Se não fossem os meus amores... ... donde se poderia deduzir... I. Qual deles é classificado como conjunção subordinativa? II. Explique brevemente seu raciocínio e, em seguida, classifique a oração subordinada.

  1. Observando os trechos a seguir, assinale aquele que apresenta uma correta análise da oração adverbial sublinhada. a) “Mas, segundo os especialistas que estudam o humor a sério, trata-se do maior segredo para viver bem. (Adverbial Conformativa)
    b) “Mas, mesmo sendo o resultado de uma combinação de ingredientes, pode ser ajudado com uma visão otimista do mundo...” (Adverbial Consecutiva)
    c) “Para se tornar um membro dos Doutores da Alegria, o ator passa num curioso teste de autoconhecimento:...” (Adverbial Causal)
    d) “Mas, mesmo que não houvesse tantos benefícios no bom humor, os efeitos do mau humor sobre o corpo...” (Adverbial Condicional)
    e) “É evidente que o trabalho diminui a medicação para os pacientes”, diz ela. (Adverbial Final)

Para validar a questão, classifique corretamente uma das alternativas incorretas.

O SILÊNCIO EXPECTANTE E A VOZ INESPERADA

Na penumbra da sala do laboratório, uniforme e absolutamente fechada, Isolada do som e da luz, isolada do tempo e do espaço, Procedia-se à investigação memorável.

Procurava-se descobrir o espaço completo e geral Onde se pudesse definir a pulsação originária; Pulsação que seria a substância de todas as vibrações, Desde as que iluminam as estrelas Cefeides Até as que comovem o coração humano, As que marcam, domesticamente, o tempo civil nos relógios E as que passam ondulando nas cordas dos violoncelos; Pulsação que fosse o sangue de futuros nascimentos e de novas cosmogonias1. Dela viria a angústia da matéria dispersa em meio às nebulosas E que ainda não pôde se converter em estrelas, Viria a angústia das almas inascidas que, com o frio, e o medo de não nascer, Se abrigam no ventre das mulheres. Naquele ambiente inerte e indeterminado Reinava um silêncio liso e sinistro: Um silêncio que fora a consequência de rumores especiais e preciosos, Um silêncio-fronteira de ruídos apagados em macios de paina e de veludo.

Temia-se, porém, a inversão do tempo ou o pânico da luz, Temia-se, sim, temia-se alcançar a essência do milagre...

Foi então que uma onda ligeira, perdida e vagabunda, Uma onda que rondava, que rondava na sombra do jardim, Entrou sorrateira, inesperadamente, Por uma fresta imperceptível no rádio:

Era uma voz de mulher cantando nas Antilhas.

(CARDOZO, Joaquim. Poesias completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.)

1cosmogonia - ciência que trata da origem e evolução do universo

  1. Um dos versos desse poema possui, ao mesmo tempo, dois tipos de oração coordenada.

Qual verso?

Classifique-as.

  1. Junte os enunciados a seguir, seguindo as informações dadas. Lembre-se de que é possível que algumas adaptações e correções sejam feitas.

I. A raposa lembra os despeitados. (Oração principal) II. Característica dos despeitados: fingem-se superiores a tudo. III. A raposa desdenha das uvas. (Característica da raposa) Causa do desdenho: não poder alcançar as uvas.

De acordo com o texto, o Modernismo renova a estética literária brasileira porque: a) acentua a crítica às deficiências nacionais. b) valoriza esteticamente elementos anteriormente rebaixados. c) produz uma estética desvinculada da realidade brasileira. d) idealiza a natureza brasileira e os seus habitantes. e) rebaixa criticamente grupos sociais marginalizados.

Escreva o nome dos heterônimos de Fernando Pessoa, de acordo com as características de cada um.

HETERÔNIMO CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS A Bucolismo, sensacionismo (valorização das sensações), paganismo, versos livres, linguagem simples, locus amoenus (“lugar ameno”). B Sensacionismo, futurismo, modernismo, versos regulares e livres. C Concisão, versos regulares, perspectiva neoclássica, carpe diem (“aproveitar o momento”), referências greco-romanas, idealização amorosa. D Multiplicidade de estilos, fragmentação, caráter intimista e confessional, modernismo, sutileza, reflexão, traços niilistas.

. Vidas Secas, obra de Graciliano Ramos, apresenta um ambiente caracterizado por um quadro de penúria e de miséria, em que perambulam personagens frágeis, vencidas pelo meio e sem força comunicativa de linguagem bem articulada. Indique, das alternativas abaixo, aquela que destoa da caracterização do referido quadro.

Vegetação inimiga onde se encontram juazeiros, mandacarus, xiquexiques, catingueiras e muito espinho.

Abundância de água, vegetação sempre verdejante como a dos juazeiros, céu repleto de estrelas, aves de diferentes plumagens e plantas generosas como as sucupiras e as imburanas.

Natureza inóspita, de caatinga com montes baixos, planícies torradas, cascalhos e rios secos, areia fofa e lama seca e rachada.

Cores do horror como as do céu, recorrentemente de um azul terrível, as vermelhidões sinistras do poente, o branco das ossadas e o negrume dos urubus.

Sol inclemente que chupa os poços e aves de arribação que bebem suas águas, carniças e bichos moribundos.

Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee