Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Bdfgg

SENT BY THE APP
Estudos Gerais04/13/2025

1. (Enem) No trecho a seguir, o narrador, ao descrever a per...

  1. (Enem) No trecho a seguir, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o Romantismo.

"Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, fresca, sã das mãos da natureza, cheia daquele feitio, pra cá e pra lá, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação. Não digo que já lhe coubesse primazia de beleza, entre as moças do tempo, por amor de não a romance, em que o autor soberano dá uma feição única às suas heroínas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sombra de feiura; era bonita, fresca, sã das mãos da natureza, cheia daquele feitio, pra cá e pra lá, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação." ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1957.

A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao Romantismo está transcrita na alternativa: a) ...o autor sobrevaloriza a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas. b) ...era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça... c) Era bonita, fresca, sã das mãos da natureza, cheia daquele feitio, pra cá e pra lá, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação... d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos... e) ...o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.

  1. (UPF-RS) Considere as afirmações a seguir em relação ao Romantismo no Brasil. I. Dos poetas românticos defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos centros urbanos. II. O poeta romântico Álvares de Azevedo teve como tema predominante em sua obra o negativismo boêmio e a exaltação da morte. III. Cruz e Sousa, que ficou conhecido como Cisne Negro, foi um dos autores mais representativos da estética romântica no Brasil.

Está correto o que se afirma em: a) I e III, apenas. b) II e III, apenas. c) I e II, apenas. d) II, apenas. e) I, apenas.

  1. (UPF-RS) Considere as afirmações a seguir, referentes às três gerações da poesia romântica brasileira. I. Gonçalves de Magalhães, com seus Suspiros poéticos e saudades, traduz fielmente, na forma e nos temas, o espírito do Romantismo, sendo considerado até hoje, pela crítica, como maior expoente da primeira geração. II. Nos autores da segunda geração, como Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu, o nacionalismo e o indianismo da geração precedente cederam lugar a uma poesia marcada pelo individualismo, pela confissão íntima e pelo extravasamento subjetivo. III. Em Castro Alves, representante principal da terceira geração, a poesia social e defesa de causas humanitárias andam, lado a lado, com poemas dedicados à mulher e ao amor sensual.

Está correto apenas o que se afirma em: a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) I, apenas. e) III, apenas.

  1. (UPF-RS) Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.

"É ela! É ela! – murmurei tremendo, E ecoou de longe murmurou – é ela… E eu a vi… minha fada aérea e pura, A minha lavadeira na janela!

Dessas águas-furtadas onde eu moro Eu a vejo estendendo no telhado Os vestidos de chita, as saias brancas… Eu a vejo e suspiro enamorado!

Esta noite eu ousei mais atrevido Nas telhas que estalavam nos meus passos Ir espiar seu venturoso sono, Vê-la mais bela de Morfeu nos braços!

Como dormia! que profundo sono!... Tinha na mão o ferro do engomado… Como roncava a velha máquina… Quase caí na rua desmaiado!"

Nas estrofes iniciais de "É ela! É ela!", de Álvares de Azevedo, o sujeito lírico mostra-se atordoado diante das facetas discrepantes de sua amada, que ora lhe aparece como "fada aérea e pura", ora como simples "lavadeira". O autor explora essa duplicidade da figura da amada com o propósito evidente de evidenciar uma das características centrais da estética ultrarromântica, ou seja, ___. a) ridicularizar a representação das classes operárias. b) ilustrar a religiosidade. c) ironizar o uso do poema-piada. d) ilustrar a preocupação com a atividade econômica. e) ironizar a idealização da figura feminina.

Responda corretamente todas as perguntas corretamente breve possível curto breve possível curto breve possível curto breve possível curto breve possível curto breve

1. (Enem) No trecho a seguir, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o Romantismo.

"Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, fresca, sã das mãos da natureza, cheia daquele feitio, pra cá e pra lá, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação. Não digo que já lhe coubesse primazia de beleza, entre as moças do tempo, por amor de não a romance, em que o autor soberano dá uma feição única às suas heroínas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sombra de feiura; era bonita, fresca, sã das mãos da natureza, cheia daquele feitio, pra cá e pra lá, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação."
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1957.

A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao Romantismo está transcrita na alternativa:
a) ...o autor sobrevaloriza a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas.
b) ...era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça...
c) Era bonita, fresca, sã das mãos da natureza, cheia daquele feitio, pra cá e pra lá, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação...
d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos...
e) ...o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.

2. (UPF-RS) Considere as afirmações a seguir em relação ao Romantismo no Brasil.
I. Dos poetas românticos defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos centros urbanos.
II. O poeta romântico Álvares de Azevedo teve como tema predominante em sua obra o negativismo boêmio e a exaltação da morte.
III. Cruz e Sousa, que ficou conhecido como Cisne Negro, foi um dos autores mais representativos da estética romântica no Brasil.

Está correto o que se afirma em:
a) I e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II, apenas.
e) I, apenas.

3. (UPF-RS) Considere as afirmações a seguir, referentes às três gerações da poesia romântica brasileira.
I. Gonçalves de Magalhães, com seus Suspiros poéticos e saudades, traduz fielmente, na forma e nos temas, o espírito do Romantismo, sendo considerado até hoje, pela crítica, como maior expoente da primeira geração.
II. Nos autores da segunda geração, como Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu, o nacionalismo e o indianismo da geração precedente cederam lugar a uma poesia marcada pelo individualismo, pela confissão íntima e pelo extravasamento subjetivo.
III. Em Castro Alves, representante principal da terceira geração, a poesia social e defesa de causas humanitárias andam, lado a lado, com poemas dedicados à mulher e ao amor sensual.

Está correto apenas o que se afirma em:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) I, apenas.
e) III, apenas.

4. (UPF-RS) Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.

"É ela! É ela! – murmurei tremendo,
E ecoou de longe murmurou – é ela…
E eu a vi… minha fada aérea e pura,
A minha lavadeira na janela!

Dessas águas-furtadas onde eu moro
Eu a vejo estendendo no telhado
Os vestidos de chita, as saias brancas…
Eu a vejo e suspiro enamorado!

Esta noite eu ousei mais atrevido
Nas telhas que estalavam nos meus passos
Ir espiar seu venturoso sono,
Vê-la mais bela de Morfeu nos braços!

Como dormia! que profundo sono!...
Tinha na mão o ferro do engomado…
Como roncava a velha máquina…
Quase caí na rua desmaiado!"

Nas estrofes iniciais de "É ela! É ela!", de Álvares de Azevedo, o sujeito lírico mostra-se atordoado diante das facetas discrepantes de sua amada, que ora lhe aparece como "fada aérea e pura", ora como simples "lavadeira". O autor explora essa duplicidade da figura da amada com o propósito evidente de evidenciar uma das características centrais da estética ultrarromântica, ou seja, ___.
a) ridicularizar a representação das classes operárias.
b) ilustrar a religiosidade.
c) ironizar o uso do poema-piada.
d) ilustrar a preocupação com a atividade econômica.
e) ironizar a idealização da figura feminina.
Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee