- Leia as passagens abaixo, extraídos do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos:
I. Resolvi estabelecer-me aqui na minha terra, município de Viçosa, Alagoas, e logo adquiri a propriedade S. Bernardo, onde trabalhei, ao não, com salário de cisco.
II. ...
III. João Nogueira pergunta de língua e de outras coisas que temos de trás para diante.
IV. ...
V. Foi assim que sempre se fez. [respondeu Azevedo Gondim] A literatura é a literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negócios naturalmente, mas arranjar palavras com tinta é outra coisa. Se for isso escrever como falo, ninguém me lia.
Em relação às funções de linguagem, assinale a alternativa em que ambas as passagens demonstram o exercício de metalinguagem em São Bernardo:
- O sertão e o sertanejo
Ali começa o sertão chamado bruto. Nesses campos, foi diversos pelos matizes das cores, o caim crescido e ressecado pelo ardor do sol transformava-se em viciante tapete de relva, quando o céu abria algum troveiro, por acaso um sorvedouro, ele se tornava louceira, quando a vida se entedia.
-
O Romanticismo no Brasil foi um movimento literário que reuniu uma produção muito rica de textos poéticos, e reinos. Nesse sentido, numere a segunda coluna, de acordo com a primeira, tendo em vista a posição temática brasileira:
-
primeira geração
-
segunda geração
-
terceira geração
-
abolicionismo
-
condoreirismo