Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Grazielly

SENT BY THE APP
Estudos Gerais06/12/2024

1. Leia o texto a seguir e marque a alternativa correta. O q...

  1. Leia o texto a seguir e marque a alternativa correta. O que é música?

A pergunta "o que é música" tem sido alvo de discussão há décadas. Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar: um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é algo tão óbvio assim. Podemos classificar um alarme de carro como música? Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a maioria das pessoas não chamaria esse som de música. Disponivel em: https://www.descomplicandoamusica.com/o-que-e-musica/. Acesso em 23 jul. 2021.

O fragmento define o que é a música de forma simplificada. Como estratégia de construção do texto, o autor faz uso recorrente de a) enumerações para sustentar o ponto de vista apresentado. b) exemplificações para ilustrar a distinção entre a música e outros sons cotidianos. c) comparações para sintetizar as diversas percepções sobre o que é a música. d) adjetivações para descrever os tipos de música. 2- Leia o texto a seguir e marque a alternativa correta. Chiquito tinha quase trinta quando conheceu Mariana num baile de casamento na Forquilha, onde moravam uns parentes dele. Por lá foi ficando. Casou-se com a moça, morou uns tempos com o sogro, mas descombinaram. Foi só conta de colher o milho e vender. Mudou pra casa do velho Chico Lourenço [seu pai]. De tão parecidos, pai e filho nunca combinaram direito. Cada qual mais topetudo, muitas vezes dona Aparecida ouvia o marido reclamar da natureza forte do filho. Ela escutava com paciência e respondia dum jeito sempre igual:

  • "Quem herda, não rouba".

Vinha um brilho nos olhos, o velho se acalmava. ROMANO, O. Casos de Minas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. Os ditados populares são frases de sabedoria criadas pelo povo, utilizadas em várias situações da vida. Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com a intenção de a) criticar a natureza forte do filho. b) justificar o gênio difícil de Chiquito. c) validar o direito do filho à herança. d) condenar a agressividade do marido contra o filho.

Question image: 1. Leia o texto a seguir e marque a alternativa correta.
O que é música?

A pergunta "o que é música" tem sido alvo de discussão há décadas. Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar: um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é algo tão óbvio assim. Podemos classificar um alarme de carro como música? Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a maioria das pessoas não chamaria esse som de música.
Disponivel em: <https://www.descomplicandoamusica.com/o-que-e-musica/>. Acesso em 23 jul. 2021.

O fragmento define o que é a música de forma simplificada. Como estratégia de construção do texto, o autor faz uso recorrente de
a) enumerações para sustentar o ponto de vista apresentado.
b) exemplificações para ilustrar a distinção entre a música e outros sons cotidianos.
c) comparações para sintetizar as diversas percepções sobre o que é a música.
d) adjetivações para descrever os tipos de música.
2- Leia o texto a seguir e marque a alternativa correta.
Chiquito tinha quase trinta quando conheceu Mariana num baile de casamento na Forquilha, onde moravam uns parentes dele. Por lá foi ficando. Casou-se com a moça, morou uns tempos com o sogro, mas descombinaram. Foi só conta de colher o milho e vender. Mudou pra casa do velho Chico Lourenço [seu pai]. De tão parecidos, pai e filho nunca combinaram direito. Cada qual mais topetudo, muitas vezes dona Aparecida ouvia o marido reclamar da natureza forte do filho. Ela escutava com paciência e respondia dum jeito sempre igual:
- "Quem herda, não rouba".

Vinha um brilho nos olhos, o velho se acalmava.
ROMANO, O. Casos de Minas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. Os ditados populares são frases de sabedoria criadas pelo povo, utilizadas em várias situações da vida. Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com a intenção de
a) criticar a natureza forte do filho.
b) justificar o gênio difícil de Chiquito.
c) validar o direito do filho à herança.
d) condenar a agressividade do marido contra o filho.
Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee