- Leia o texto com atençăo.
Tanto o Eufrates como o Tigre nascem nas terras altas da Armênia (na atual Turquia) e correm para o sul até se juntarem e desaguarem no Golfo Pérsico (1). Em seu caminho, deixam uma planície de terras férteis, onde é possivel praticar uma agricultura irrigada, cultivar grãos (trigo, cevada, sésamo), tamareiras e várias outras plantas. A presença da água possibilitou a ocupaçäo mais constante do território mesopotâmico e fez da região um polo de atração para muitas populaçōes {...}.
REDE, Marcelo. A Mesopotamia Sao Poulo: Saraiva. 1997. (Que historia e esta?, p. s ).
Com base no texto e em seus estudos sobre o Egito e a Mesopotamia, avalie as afirmações a seguir.
- Os rios Tigre e Eufrates foram tăo importantes para os mesopotamicos quanto o Rio Nilo para os egípcios.
II. Tanto os povos do Egito quanto os da Mesopotâmia souberam aproveitar as águas do(s) rios(s) para cultivar grăos e se alimentar deles.
Escreva em seu caderno a alternativa correta.
a) Só a afirmativa I está correta.
b) Só a afirmativa II está correta.
c) Ambas estão corretas, mas năo têm relaçăo entre si.
d) Ambas estāo corretas e a ll explica a I.
Sobre a Mesopotâmia, indique em seu caderno V para as alternativas verdadeir F para as falsas. Em seguida, justifique suas escolhas.
a) A palavra "Mesopotâmia" vem do grego e significa "terra entre rios", pois compreende comprida faixa de terra cortada por dois grandes rios, o Nilo e o Jordăo.
b) A área tinha uma localizaçăo estratégica, pois, além de ser cortada por dois importante era ponto de passagem de caravanas comerciais.
c) Entre as primeiras cidades fundadas nessa área, destacaram-se Mênfis, Tinis e Tebas.
d) Diversos povos ocuparam essa área ao longo do tempo, por conta de sua localizaçă tégica e, também, pela presença dos rios Tigre e Eufrates.