Download the Guru IA app
Android and iOS

Joao
1) Letramento é o processo de aprendizado do uso da tecnolog...
- Letramento é o processo de aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita.
(a) CERTO
(b) ERRADO
2) Para realizar a sondagem escolhem-se três palavras (uma trissílaba, uma dissílaba e uma monossílaba, nessa ordem) e uma frase de um campo semântico diferente.
(a) CERTO
(b) ERRADO
3) No método fônico ensina-se o aluno a produzir oralmente os sons representados pelas letras e a uni-los para formar as palavras.
(a) CERTO
(b) ERRADO
4) Consciência fonológica é a capacidade de distinguir e manipular os sons constitutivos da língua e consiste na capacidade para focalizar os sons da fala, independentemente do sentido.
(a) CERTO
(b) ERRADO
5) Método ideovisual de Decroly consiste em iniciar o ensino da leitura a partir de pequenas histórias, adaptadas ou especialmente criadas pelo professor.
(a) CERTO
(b) ERRADO
6) As premissas da metodologia de base linguística ou psicolinguística são: respeitar a fase de desenvolvimento cognitivo e afetivo em que a criança se encontra e tornar o aluno sujeito do processo, cabendo sempre a ele a iniciativa e a descoberta.
(a) CERTO
(b) ERRADO
7) O método da palavração propõe o ensino das primeiras letras a partir de palavras-chave, destacadas de uma frase ou texto mais extenso.
(a) CERTO
(b) ERRADO
8) A correção da produção não deve inibir a criação, mas deve, sim, ser feita de maneira gradativa para que o aluno tenha tempo de elaborar novas hipóteses para os eventuais “erros” e continue escrevendo.
(a) CERTO
(b) ERRADO
9) A interpretação deve se resumir a, simplesmente, completar frases transcritas diretamente do texto ou a responder perguntas que, visivelmente, possibilitam (ou direcionam para) uma única resposta.
(a) CERTO
(b) ERRADO
10) Regulação é o conjunto de aspectos do processo segundo os quais precisamos corrigir as coisas.
(a) CERTO
(b) ERRADO
11) Em qual ano ocorreu a implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), incorporado à Agenda Social, priorizando a formação de professores para a educação especial, a implantação de salas de recursos multifuncionais, a acessibilidade arquitetônica dos prédios escolares, acesso e permanência das pessoas com deficiência na educação superior e o monitoramento dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), quanto ao acesso e frequência na escola:
(a) 2007
(b) 1997
(c) 1992
(d) 2010
12) O atendimento educacional especializado para esses alunos deverá ser ofertado tanto na modalidade______________ e escrita quanto na língua de sinais.
Completa a lacuna corretamente:
(a) Oral
(b) Inclusiva
(c) Especial
(d) Visual
13) Documento que relata em seu texto: “Toda criança tem direito a educação e deve possuir as mesmas oportunidades de aprendizagem; toda criança possui suas particularidades, aptidões e necessidades de aprendizagem”.
(a) Protocolo de Kyoto
(b) Declaração de Salamanca
(c) Declaração de Pestalozzi
(d) Documento de educação especial e inclusiva
14) Refere-se às deficiências acarretadas por lesões nos centros e vias nervosas que comandam os músculos:
(a) Psicomotor
(b) Deficiências motoras
(c) Neuromotora
(d) Deficiências nos músculos e vias nervosas
15) Transtorno que caracteriza-se pela distorção do senso da realidade, uma inadequação e falta de harmonia entre o pensamento e a afetividade:
(a) Autismo
(b) Transtorno Obsessivo Compulsivo
(c) Hiperatividade
(d) Transtorno Desintegrativo da Infância – psicose infantil
16) O conceito Transtornos Funcionais Específicos (TFE) refere-se à funcionalidade específica (intrínseca) do sujeito, sem o comprometimento intelectual do mesmo. Diz respeito a um grupo diversificado de alterações manifestadas por problemas significativos na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas e na atenção e concentração. São as dificuldades de aprendizagem, EXCETO:
(a) Dislexia, disgrafia,
(b) Disortografia, discalculia
(c) Transtornos de atenção e hiperatividade
(d) Transtorno obsessivo compulsivo
17) É uma deficiência na qualidade do traçado gráfico. Apresentam escrita ilegível e/ou demasiadamente lenta:
(a) Dislexia
(b) Disgrafia
(c) Discalculia
(d) Disotografia
18) As características de disgrafia são observadas em três categorias. São elas, EXCETO:
(a) Má organização da página (erros ligados a orientação espacial; dificuldade de organizar adequadamente a escrita na folha; margens mal feitas ou inexistentes; espaços entre as palavras e entre linhas irregulares; escrita ascendente ou descendente);
(b) Má organização das letras (incapacidade de submeter-se a regras caligráficas; traçado das letras muito ruim com hastes das letras são deformadas e os anéis irregulares, as letras são retocadas e irregulares sem suas dimensões);
(c) Erros de formas e proporções (tamanho das letras e sua distribuição no papel, podendo ser uma escrita comprimida ou expandida);
(d) Questões referentes a rituais, pensamentos e movimentos compulsivos.;
19) É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade:
(a) Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
(b) Esquizofrenia
(c) Dislexia
(d) Depressão
20) Resposta precipitada antes do término da pergunta; dificuldade em esperar sua vez e intromete-se em conversas e brincadeiras dos colegas e adultos:
(a) Desatenção
(b) Hiperatividade
(c) Impulsividade
(d) Atenção
- Letramento é o processo de aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita.
(a) CERTO
(b) ERRADO 2) Para realizar a sondagem escolhem-se três palavras (uma trissílaba, uma dissílaba e uma monossílaba, nessa ordem) e uma frase de um campo semântico diferente.
(a) CERTO
(b) ERRADO 3) No método fônico ensina-se o aluno a produzir oralmente os sons representados pelas letras e a uni-los para formar as palavras.
(a) CERTO
(b) ERRADO 4) Consciência fonológica é a capacidade de distinguir e manipular os sons constitutivos da língua e consiste na capacidade para focalizar os sons da fala, independentemente do sentido.
(a) CERTO
(b) ERRADO 5) Método ideovisual de Decroly consiste em iniciar o ensino da leitura a partir de pequenas histórias, adaptadas ou especialmente criadas pelo professor.
(a) CERTO
(b) ERRADO 6) As premissas da metodologia de base linguística ou psicolinguística são: respeitar a fase de desenvolvimento cognitivo e afetivo em que a criança se encontra e tornar o aluno sujeito do processo, cabendo sempre a ele a iniciativa e a descoberta.
(a) CERTO
(b) ERRADO 7) O método da palavração propõe o ensino das primeiras letras a partir de palavras-chave, destacadas de uma frase ou texto mais extenso.
(a) CERTO
(b) ERRADO 8) A correção da produção não deve inibir a criação, mas deve, sim, ser feita de maneira gradativa para que o aluno tenha tempo de elaborar novas hipóteses para os eventuais “erros” e continue escrevendo.
(a) CERTO
(b) ERRADO 9) A interpretação deve se resumir a, simplesmente, completar frases transcritas diretamente do texto ou a responder perguntas que, visivelmente, possibilitam (ou direcionam para) uma única resposta.
(a) CERTO
(b) ERRADO 10) Regulação é o conjunto de aspectos do processo segundo os quais precisamos corrigir as coisas.
(a) CERTO
(b) ERRADO 11) Em qual ano ocorreu a implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), incorporado à Agenda Social, priorizando a formação de professores para a educação especial, a implantação de salas de recursos multifuncionais, a acessibilidade arquitetônica dos prédios escolares, acesso e permanência das pessoas com deficiência na educação superior e o monitoramento dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), quanto ao acesso e frequência na escola:
(a) 2007
(b) 1997
(c) 1992
(d) 2010 12) O atendimento educacional especializado para esses alunos deverá ser ofertado tanto na modalidade______________ e escrita quanto na língua de sinais. Completa a lacuna corretamente:
(a) Oral
(b) Inclusiva
(c) Especial
(d) Visual 13) Documento que relata em seu texto: “Toda criança tem direito a educação e deve possuir as mesmas oportunidades de aprendizagem; toda criança possui suas particularidades, aptidões e necessidades de aprendizagem”.
(a) Protocolo de Kyoto
(b) Declaração de Salamanca
(c) Declaração de Pestalozzi
(d) Documento de educação especial e inclusiva 14) Refere-se às deficiências acarretadas por lesões nos centros e vias nervosas que comandam os músculos:
(a) Psicomotor
(b) Deficiências motoras
(c) Neuromotora
(d) Deficiências nos músculos e vias nervosas 15) Transtorno que caracteriza-se pela distorção do senso da realidade, uma inadequação e falta de harmonia entre o pensamento e a afetividade:
(a) Autismo
(b) Transtorno Obsessivo Compulsivo
(c) Hiperatividade
(d) Transtorno Desintegrativo da Infância – psicose infantil 16) O conceito Transtornos Funcionais Específicos (TFE) refere-se à funcionalidade específica (intrínseca) do sujeito, sem o comprometimento intelectual do mesmo. Diz respeito a um grupo diversificado de alterações manifestadas por problemas significativos na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas e na atenção e concentração. São as dificuldades de aprendizagem, EXCETO:
(a) Dislexia, disgrafia,
(b) Disortografia, discalculia
(c) Transtornos de atenção e hiperatividade
(d) Transtorno obsessivo compulsivo 17) É uma deficiência na qualidade do traçado gráfico. Apresentam escrita ilegível e/ou demasiadamente lenta:
(a) Dislexia
(b) Disgrafia
(c) Discalculia
(d) Disotografia 18) As características de disgrafia são observadas em três categorias. São elas, EXCETO:
(a) Má organização da página (erros ligados a orientação espacial; dificuldade de organizar adequadamente a escrita na folha; margens mal feitas ou inexistentes; espaços entre as palavras e entre linhas irregulares; escrita ascendente ou descendente);
(b) Má organização das letras (incapacidade de submeter-se a regras caligráficas; traçado das letras muito ruim com hastes das letras são deformadas e os anéis irregulares, as letras são retocadas e irregulares sem suas dimensões);
(c) Erros de formas e proporções (tamanho das letras e sua distribuição no papel, podendo ser uma escrita comprimida ou expandida);
(d) Questões referentes a rituais, pensamentos e movimentos compulsivos.; 19) É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade:
(a) Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
(b) Esquizofrenia
(c) Dislexia
(d) Depressão 20) Resposta precipitada antes do término da pergunta; dificuldade em esperar sua vez e intromete-se em conversas e brincadeiras dos colegas e adultos:
(a) Desatenção
(b) Hiperatividade
(c) Impulsividade
(d) Atenção