-
Nas eleições diretas para presidente e para governador no Brasil foram estabelecidas em 1984, por meio de uma emenda constitucional que permitiu a eleição direta para esses cargos. O presidente da república era eleito pelo voto popular, enquanto os governadores eram eleitos pelos votos dos estados. Após, para que um candidato fosse eleito, a União Governista e Leonel Brizola. A partir da subsequente reforma eleitoral, houve um novo cenário para as eleições diretas para presidentes e governadores.
-
Qual o lema da Ação Integralista Brasileira (AIB):
a) Paz, terra e pão
b) Deus, pátria e família
c) Liberdade, igualdade e fraternidade
d) Dentro da revolução, tudo. Contra a revclação, nada.
- O governo do presidente João Goulart (1961 a 1964) ficou coberto pelo programa denominado Reformas de Base, que previa mudanças significativas para época, como:
a) reforma agrária, direto no voto para anáfabetos e militares de baixa escala, estatização de empresas, concessões de serviços públicos e regulamentação dos lucros de empresas estrangeiras, além de investimentos para o desenvolvimento do país;
b) instalação de empresas estrangeiras focada em produção de bens de consumo que popularizariam a compra de produtos que facilitariam a vida do cidadão, assim como a promoção do crescimento acelerado;
c) sendo investimentos em áreas importantes para a modernização do país, principalmente no setor da indústria;
d) fortalecimento dos laços políticos com os Estados Unidos (EUA), requerendo uma relação diplomática com a União Soviética (URSS) e a desregulamentação do parlamento.
- Qual a principal função do (Dip) Departamento de Imprensa e Propaganda do governo de Getúlio Vargas:
a) sua principal função era desenvolver o poder dos civis por meio de eleições democráticas;
b) sua principal função era realizar a proposta oficial do governo e controlar as informações;
c) analisar a ordem por meio de atos institucionais como o AI-5, considerado por ser mais repressivo e autoritário;
d) livrar-se da ameaça comunista, com o plano Cohen.
- O que foi a lei da anistia:
a) engajamento da população na defesa das reformas de base propostas pelos trabalhadores e estudantes.
b) A concessão do perdão para crimes políticos cometidos no período da ditadura militar no período de 02 de setembro de 1961 até 15 de agosto de 1979.