- Nos últimos 30 anos houve uma evolução muito grande das técnicas analíticas para pesquisar as substâncias ativas em produtos naturais. Antes era preciso uma grande quantidade de matéria-prima para fazer uma análise, atualmente, com apenas microgramas já é possível se chegar a moléculas. Entretanto, a capacidade de estudar os constituintes da amostra separadamente pode não ser a chave mestra para descobrir todos os mistérios da natureza. O que Deus uniu ninguém separa e essa atribuição de ditado popular cai como uma luva para explicar o fenômeno existente nos vegetais. "Nas plantas não há só um princípio ativo, temos um fitocomplexo e o efeito farmacológico da planta é consequência disto. Quando você estuda todos os constituintes e vê testar um por um, você não consegue a mesma atividade do resultado inicial, pois os componentes predominantemente atuam em vias bioquímicas paralelas, o que resulta em uma atividade farmacológica maior".
Fonte: http://www.portaldosfarmacos.cc.ufr.br/atualidades_XXsimp plantas.html acessado em 30/11/2017.
Analise as afirmativas a seguir, assinalando Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Os medicamentos fitoterápicos geralmente apresentam não uma, mas um conjunto de substâncias ativas (ou princípios ativos) que atuam farmacologicamente ao mesmo tempo, ou seja, em sinergismo.
( ) A farmacodinâmica de um fitoterápico resulta das interações de constituintes sobre os processos fisiológicos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação.
( ) As interações entre fármacos e os componentes químicos presentes nas plantas medicinais e nos medicamentos fitoterápicos podem causar alterações nas propriedades farmacológicas, ou seja, mudanças nos seus perfis de eficácia e/ou segurança.
( ) A complexidade química dos fitoterápicos facilita a investigação do seu modo de ação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a) V - V - F - F
b) V - F - V - F
c) V - F - F - V