- O hidrogênio pode ser obtido do metano, de acordo com a equação química em equilíbrio CH 4 (g)+H 2 O(g) Rightarrow CO(g) + 3H_{2}(g)
A constante de equilíbrio (Kp) dessa reação é igual a 0,20 a 900 K. Numa mistura dos gases em equilíbrio a 900 K, as pressões parciais de C*H_{4} (g) e de H_{2}*O (g) são ambas iguais a 0,40 atm e a pressão parcial de H_{2} (g) é de 0,30 atm.
a) Calcule a pressão parcial de CO (g) no equilíbrio.
b) Calcule o valor da constante de equilíbrio em termos de concentração (Kc). Dado constante universal dos gases R=0,082 atm.L. mo * l ^ - 1 .K^ -1 .
-
O nitrogênio (N₂) reage com oxigênio (O2) produzindo o monóxido de nitrogênio (NO), um poluente atmosférico, de acordo com N2(g) + O2(g) equação: ΔΗ > Ο 2 NO (g) Para diminuirmos a quantidade desse poluente, o que devemos fazer?
-
Analise a seguinte reação química em equilíbrio: 2 H2S(g)+3O2(g)-2 H20(g)+2502(g) ΔΗ = -1036 ki Seguindo o Princípio de Le Chatelier, indique para qual direção se deslocará o equilíbrio quando os seguintes efeitos são aplicados sobre o mesmo:
a) Diminuição da temperatura do sistema.
b) Aumento da pressão do sistema.
c) Acréscimo de dióxido de enxofre ao sistema.
d) Retirada de gás oxigênio do sistema.
e) Acréscimo de catalisador.
-
NO e NO, gases poluentes do ar, encontram-se em equilibrio, como indicado: NO2 NO Em uma experiência, nas condições ambientes, introduziu-se 1,50 mol de N:Os, em um reator de 3,0 litros. Estabelecido o equilibrio, a concentração de NO, foi de 0,060 mol/L. Qual o valor da constante Kc, em termos de concentração desse equilibrio?
-
Um mol de H, e um mol de Br, são colocados em um recipiente de 10 L de capacidade, a 575°C. Atingindo-se o equilíbrio, a análise do sistema mostrou que 0,20 mol de HBr está presente. Calcule o valor Kc, a 575°C, para a reação: H:(g) + Br:(g) 2 HBr(g)