- O texto 1 é uma paródia do texto 2. Paródia decorre de um diálogo entre dois textos, geralmente identificado pelo leitor com facilidade, desde que este conheça o texto parodiado. Geralmente a paródia tem a finalidade de fazer uma crítica ao texto parodiado, ou uma brincadeira, ou criar humor.
a) O poema de Alice Ruiz anuncia já no título uma relação com o texto parodiado. Como essa relação é estabelecida?
b) Dentro do título "drumundana", além do que você observou em sua resposta ao item anterior, há outras palavras: Quais?
c) Qual é a primeira e principal mudança observada na paródia em relação ao poema parodiado?
d) O que há em comum, em termos de estrutura, entre o texto 2 e o texto 1?
- As figuras de linguagem são muito utilizadas em poemas e em outros textos literários com o fim de produzir efeitos expressivos. Algumas delas, como a metáfora, a aliteração, a antítese e a personificação, você estudou no 6º e no 7º ano. O boxe "Anáfora" trata de outra importante figura de linguagem. Leia-o e, depois, responda às questões a seguir.
a) Identifique, no poema de Alice Ruiz, um exemplo de anáfora.
b) Identifique, no poema de Drummond, exemplos de anáfora.
c) Qual efeito de sentido resulta do uso dessas anáforas nesse poema?
d) E no poema de Alice Ruiz, que efeito de sentido se depende do uso de anáfora? Em sua resposta, leve em consideração o fato de que esse poema é uma paródia do texto de Drummond.
- Em "drumundana", o ritmo - recurso poético muito comum em poemas - observado nos versos da segunda estrofe é rompido na última estrofe.
a) Quais recursos de linguagem caracterizam o ritmo na segunda estrofe?
b) A quebra no ritmo corresponde a uma quebra no sentido do poema. Que rompimento de sentido é esse?