Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Keilane

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais01/09/2024

1) Observe o emprego dos termos destacados nas frases que se...

Observe o emprego dos termos destacados nas frases que seguem.

-"Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."

(Clarice Lispector)

  • "A palavra é meu domínio sobre o mundo."

(Clarice Lispector)

Sobre a acentuação de tais termos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) O verbo "está" recebe acento por se tratar, nesse caso, de uma oxítona terminada em "a". ( ) Se tal termo fosse usado como pronome demonstrativo "esta", não receberia acento, pois, nesse caso, seria uma proparoxítona terminada em "a". ( ) O termo "também" é acentuado por se tratar de uma oxítona terminada em "em" - todas essas oxítonas são acentuadas. ( ) O vocábulo "domínio" é acentuado por ser uma paroxítona terminada em ditongo "io". ( ) O vocábulo "domínio" é acentuado por ser uma proparoxítona - todas as proparoxítonas são acentuadas. A sequência correta está em

Alternativas:

a) V, F, V, F, V. b) V, F, V, V, F. c) V, V, F, V, F. d) F, V, F, V, F. e) F, F, V, F, V. 2) Em uma campanha do governo federal contra o preconceito, há a seguinte frase:

"Viver com HIV é possível

Com preconceito, não."

Assinale a alternativa que apresenta em destaque um termo acentuado pelo mesmo motivo que o vocábulo "possível".

Alternativas:

a) Achei fácil esta questão. b) Você recebeu uma chamada de urgência. c) A lâmpada desse quarto está queimada. d) Maria tem uma loja de roupas e acessórios para bebê. e) Que cheirinho gostoso de café. 3)

Considerando seus conhecimentos sobre variação linguística, analise as afirmativas a seguir

I. Segundo a Sociolinguística, não existem maneiras corretas nem erradas de falar.

II. É preferível entender que existe "certo" ou "errado" a pensar em adequação e inadequação do uso de determinada modalidade discursiva.

III. O conhecimento das variedades linguísticas potencializa nossas possibilidades de comunicação.

IV. Entender que existem variações linguísticas permite ao falante o acesso à diversidade de falares e à participação nos diferentes contextos sociais.

V. O conhecimento da norma-padrão, atualmente, é dispensável.

Estão corretas apenas:

Alternativas:

a) I e III, apenas. b) II e IV, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II, IV e V, apenas. e) III, IV e V, apenas. 4) Em se tratando de orações subordinadas adverbiais, conferiu-se que elas correspondem àquelas com valor de advérbio, desempenhando, assim, em relação à oração principal, função sintática de adjunto adverbial. Tais orações podem atribuir, a um enunciado, circunstâncias de tempo, causa, consequência, finalidade etc. Com base nessas informações e em seu estudo sobre o assunto, analise as afirmações que seguem.

I. A conjunção “como” é um conectivo que apresenta mais de um valor semântico. Entre outras sentenças, tal conjunção pode introduzir orações adverbias causais, bem como esta destacada no exemplo a seguir: “Os verdadeiros amigos são como as estrelas no céu. Eles são mais claros nos tempos de escuridão.”. (Ana Carolina).

II. As orações subordinadas concessivas, segundo a gramática tradicional, indicam uma concessão à ideia expressa pelo verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado, assim como no trecho destacado: “Embora ela pareça suscetível de unir, nada divide tanto como a verdade.” (Jean Rostand).

III. A locução conjuntiva “desde que”, entre outras orações, pode encabeçar sentenças que expressam uma condição. No período seguinte, por exemplo: “Desde que ganhei meu PhD em desilusão amorosa, tenho me divertido como nunca.” (Caio Fernando de Abreu), temos, em destaque, uma oração subordinada adverbial condicional.

IV. Orações adverbiais introduzidas pela conjunção “quando”, de modo geral, indicam tempo, mas também podem expressar condição, causa entre outros valores semânticos. Em: “O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar.” (Charles Chaplin), por exemplo, as orações destacadas, além de indicar tempo (o momento em que se morre), também indicam condição.

V. No período: "Mal começaste a conhecer a vida/ Já anuncias a hora de partida” (Cartola), a oração em destaque tem valor de tempo, sendo, portanto, classificada como oração subordinada adverbial temporal.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas:

a) I e II, apenas. b) II e III, apenas. c) I, II e III, apenas. d) II, IV e V, apenas. e) III, IV e V, apenas. 5) Leia o enunciado que segue.

“‘Djokovic ganha tanto que se tornou chato’ diz um amigo sobre o atual tenista número um do mundo.”.

A oração adverbial em destaque indica ideia de

Alternativas:

a) causa. b) tempo. c) finalidade. d) explicação.

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros