1. Os trechos das obras de Vargas Llosa e de Euclides da Cun...
Os trechos das obras de Vargas Llosa e de Euclides da Cunha fazem referência à paisagem do sertão e à sua relação com as figuras humanas que nele vivem. O que é priorizado em cada um dos textos no que se refere à descrição do sertão?
Vargas Llosa não foi testemunha ocular da Guerra de Canudos, tendo publicado sua obra quase 100 anos após o início do conflito. Sua narrativa, entretanto, oferece um novo olhar sobre esse confronto na história do Brasil. Como você hipotetiza que justifique a diferença entre a visão do autor e a de alguém que vivenciou um conflito ocorrido no nordeste brasileiro, em um cenário natural hostil?
Para a descrição do espaço, os autores lançaram mão de recursos de linguagem distintos. Analisando o texto de Euclides da Cunha e a obra de Vargas Llosa, resgate algumas palavras e expressões do trecho de Os sertões que pertencem a um campo lexical científico.
Em dupla, pesquisem sobre a Guerra de Canudos - priorizando motivação, consequências e sobre a teoria científica do determinismo. Depois, com base no que vocês estudaram, reúnam-se para elaborar um texto que permita refletir sobre as questões a seguir:
a) De que maneira a guerra de Canudos pode ser compreendida à luz do determinismo? Explique.
b) De que maneira o determinismo é insuficiente para explicar aspectos da sociedade atual?
c) Por que o determinismo pode ser considerado uma teoria que limita as possibilidades de desenvolvimento da sociedade?