Download the Guru IA app
Android and iOS

Beatriz
1. (Uece 2023) Na gametogênese humana masculina e feminina, ...
-
(Uece 2023) Na gametogênese humana masculina e feminina, podemos inferir que
a) o produto da espermatogênese são 4 células (espermatozoides), sendo que 50% delas apresentarão um cromossomo Y, e 50%, um cromossomo X.
b) a espermatogênese gera quatro células diploides (espermatozoides) a partir de uma célula haploide (espermatozoônia).
c) o cromossomo Y e o DNA mitocondrial são herdados exclusivamente pela via masculina.
d) o DNA mitocondrial é herdado maternalmente, passando de mãe para filhos de ambos os sexos, e o cromossomo Y é herdado paternalmente, passando de pai para filhos de ambos os sexos.
-
(Ucs 2020) O processo de formação dos gametas masculinos é chamado de espermatogênese e envolve uma série de divisões e modificações celulares que culminam na formação dos espermatozoides. O esquema abaixo representa esse processo.
Em relação ao processo de espermatogênese, afirmamos que a(s)
a) transformação das Espermátides (4) nos Espermatozoides (5) ocorre durante a espermatogênese.
b) redução da carga cromossômica ocorre no processo de transformação dos Espermatozoides I (2) em Espermatozoides II (3).
c) multiplicação das Espermatozoides (1) inicia no nascimento, finalizando na puberdade.
d) espermatogênese (1) divide-se em duas fases: a espermatogênese I (2).
-
(Puccamp 2019) Nos humanos a gametogênese inicia-se a partir da divisão meiótica de células que se transformam em gametas. A primeira célula que inicia a divisão meiótica são formados, nas mulheres e nos homens, respectivamente:
a) quatro óvulos e quatro espermatozoides.
b) dois óvulos e dois espermatozoides.
c) um óvulo e um espermatozoide.
d) um óvulo e quatro espermatozoides.
-
(Upf 2016) Analise a figura abaixo, que representa um espermatozoide humano, associando os números às suas funções.
a) I representa o acrossomo, formado a partir de vesículas do complexo de Golgi, contendo enzimas que modificam a permeabilidade da membrana do óvulo, necessária à fecundação.
b) II representa o núcleo com 46 moléculas de DNA para formar os 46 cromossomos da espécie humana.
c) III representa a peça intermediária rica em estruturas citoplasmáticas diversas, responsáveis pela viabilidade do gameta.
d) IV representa o flagelo, formado por microfilamentos contráteis que promovem os movimentos do gameta.
-
(Uerj 2016) A reprodução em animais do sexo masculino envolve uma série de divisões celulares, que produzem espermatozoides primários e secundários como etapas intermediárias para a produção dos gametas masculinos.
Considere um macho adulto diploide que apresenta 28 cromossomos em suas células somáticas. Nesse caso, seus espermatozoides primários e seus espermatozoides secundários devem conter, respectivamente, os seguintes números de cromossomos:
a) 28 - 14
b) 14 - 28
c) 28 - 28
d) 14 - 14
-
(Fuvest 2015) Na gametogênese humana, podemos dizer que
a) espermátides haploides, formadas ao final da segunda divisão meiótica, sofrem divisão mitótica no processo de amadurecimento para originar espermatozoides.
b) espermatogênese e ovogênese dividem-se por mitose e meiose, respectivamente, esperando-se os óvulos primários, que entram em divisão meiótica, a partir da puberdade.
-
(Uece 2023) Na gametogênese humana masculina e feminina, podemos inferir que a) o produto da espermatogênese são 4 células (espermatozoides), sendo que 50% delas apresentarão um cromossomo Y, e 50%, um cromossomo X. b) a espermatogênese gera quatro células diploides (espermatozoides) a partir de uma célula haploide (espermatozoônia). c) o cromossomo Y e o DNA mitocondrial são herdados exclusivamente pela via masculina. d) o DNA mitocondrial é herdado maternalmente, passando de mãe para filhos de ambos os sexos, e o cromossomo Y é herdado paternalmente, passando de pai para filhos de ambos os sexos.
-
(Ucs 2020) O processo de formação dos gametas masculinos é chamado de espermatogênese e envolve uma série de divisões e modificações celulares que culminam na formação dos espermatozoides. O esquema abaixo representa esse processo.
Em relação ao processo de espermatogênese, afirmamos que a(s) a) transformação das Espermátides (4) nos Espermatozoides (5) ocorre durante a espermatogênese. b) redução da carga cromossômica ocorre no processo de transformação dos Espermatozoides I (2) em Espermatozoides II (3). c) multiplicação das Espermatozoides (1) inicia no nascimento, finalizando na puberdade. d) espermatogênese (1) divide-se em duas fases: a espermatogênese I (2).
-
(Puccamp 2019) Nos humanos a gametogênese inicia-se a partir da divisão meiótica de células que se transformam em gametas. A primeira célula que inicia a divisão meiótica são formados, nas mulheres e nos homens, respectivamente: a) quatro óvulos e quatro espermatozoides. b) dois óvulos e dois espermatozoides. c) um óvulo e um espermatozoide. d) um óvulo e quatro espermatozoides.
-
(Upf 2016) Analise a figura abaixo, que representa um espermatozoide humano, associando os números às suas funções. a) I representa o acrossomo, formado a partir de vesículas do complexo de Golgi, contendo enzimas que modificam a permeabilidade da membrana do óvulo, necessária à fecundação. b) II representa o núcleo com 46 moléculas de DNA para formar os 46 cromossomos da espécie humana. c) III representa a peça intermediária rica em estruturas citoplasmáticas diversas, responsáveis pela viabilidade do gameta. d) IV representa o flagelo, formado por microfilamentos contráteis que promovem os movimentos do gameta.
-
(Uerj 2016) A reprodução em animais do sexo masculino envolve uma série de divisões celulares, que produzem espermatozoides primários e secundários como etapas intermediárias para a produção dos gametas masculinos. Considere um macho adulto diploide que apresenta 28 cromossomos em suas células somáticas. Nesse caso, seus espermatozoides primários e seus espermatozoides secundários devem conter, respectivamente, os seguintes números de cromossomos: a) 28 - 14 b) 14 - 28 c) 28 - 28 d) 14 - 14
-
(Fuvest 2015) Na gametogênese humana, podemos dizer que a) espermátides haploides, formadas ao final da segunda divisão meiótica, sofrem divisão mitótica no processo de amadurecimento para originar espermatozoides. b) espermatogênese e ovogênese dividem-se por mitose e meiose, respectivamente, esperando-se os óvulos primários, que entram em divisão meiótica, a partir da puberdade.