- Um circuito elétrico é composto por um gerador alimentando um resistor, como indicado na figura. Considerando a intensidade de corrente igual a 2 A, determine o valor da ddp entre os terminais desse gerador:
V = 18V - 2Ω * 7A = ?
- A potência elétrica que o gerador fornece ao resistor é chamada de potência elétrica crítica do gerador. Qual o valor da potência útil do gerador representada na figura?
P = 6V * 7A = 42 W
- Quando uma quantidade de energia dissipada em um resistor, ela é transformada em energia térmica. Qual valor da potência elétrica dissipada na resistência interna do gerador?
P = 1.5N * 2A = 3W
-
A potência elétrica total que é produzida por um gerador é dada pela soma entre as potências útil e dissipada: P = Pútil + Pdissipada = 60 W
-
Ainda considerando o gerador representado no circuito anterior, o rendimento elétrico com que esse gerador está operando, em porcentagem, vale aproximadamente:
93%
-
Determine a força eletromotriz de um gerador de resistência interna igual a 0,2 Ω, sabendo que sua corrente de curto-circuito é 30 A. Qual é a diferença de potencial entre os terminais desse mesmo gerador, em circuito aberto? E = 30 Ω * 0,2 Ω = 6 V
-
Uma pilha tem fem igual a 1,5 V e resistência interna igual a 0,1 Ω. Se ela for ligada a uma lâmpada e for percorrida por uma corrente elétrica de intensidade igual a 3 A, qual será a ddp entre seus terminais?
V = 1.5N - 0.1Ω * 3A
- Um gerador de corrente contínua, de fem = 12 V e resistência interna r = 0,5 Ω, é ligado a um resistor de resistência R = 55 Ω, com representação na figura. A intensidade de corrente elétrica e a tensão entre os terminais do gerador valem, respectivamente:
a) 24 A e 2,75 V
b) 2,18 A e 12 V
c) 2 A e 11 V
d) 6 A e 12 V
e) 2,5 A e 24 V