Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Geovanna

SENT BY THE APP
Estudos Gerais04/15/2025

1. (UNICENTRO 2024) Leia o texto a seguir. O mito expressa o...

  1. (UNICENTRO 2024) Leia o texto a seguir. O mito expressa o mundo e a realidade humana, mas cuja essência é efetivamente uma representação coletiva, que chegou até nós através de várias gerações. E, na medida em que pretende explicar o mundo e o homem, isto é, a complexidade do real, o mito não pode ser lógico: ao revés, é ilógico e irracional. Abre-se como uma janela aos ventos; presta-se a todas as interpretações. Decifrar o mito é, pois, decifrar-se. (BRANDÃO, J. S. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 36.)

Sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia antiga, assinale a alternativa correta.

A) Os gregos limitaram-se a reproduzir o que os orientais já tinham pensado em termos filosóficos e científicos, fato que levou à superação dos mitos. B) Os discursos gregos continuaram centrados em questões oníricas, onipotência das narrativas míticas e explicações fantásticas sobre os fenômenos naturais. C) A filosofia representa o pensamento racional e científico ao incorporar os elementos da razão que suplantam o mito e abrem as portas para o pensamento sistematizado. D) Na Grécia clássica, o mito já é ciência, e a filosofia representa uma nova mitologia, fruto de uma compreensão instrumental da razão. E) Filosofia e ciência nascem na Grécia, fruto de um processo de laicização e racionalização da cultura, inclusive a partir da contribuição do legado do próprio Homero.

  1. (UEL 2323) Leia o texto a seguir. O mito opõe-se ao logos, como a fantasia opõe-se à razão e a palavra que seduz à palavra que convence. Logos e mythos são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida do espírito. O logos é um raciocínio, pretende convencer e nos provoca em quem ouve a necessidade de se fazer um julgamento como verdadeiro ou falso e de fazer um confronto de "lógica"; é falso somente enquanto esconde um segredo (um "sofisma"). Mas o "mito" não tem outro fim senão ele mesmo: por ser o que deve ser, não ao bel-prazer, mas de acordo com o que deseja revelar, ou seja, o ser. Ele simplesmente porque se deseja verdadeiramente que o seja, assim, atraindo a nossa atenção para a dimensão do pensamento humano que, pela própria natureza, aparentado da arte em todas as suas criações.

GRIMAL, Pierre. Mitologia Grega. Trad. De Rejane Janowitz. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013. P. 8.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga, assinale a alternativa correta.

A) O logos e o mito são expressões humanas: o primeiro busca explicar e convencer, já o segundo procura encantar. B) O logos e o mito são duas formas de fundamentar argumentos verdadeiros, usando método bem estruturado. C) O mito é belo e verossímil por incitar o raciocínio e a capacidade lógica de explicar com clareza certos fenômenos naturais. D) O logos encanta por dizer respeito ao irracional e, ao contrário do mito, persuade revelando os desejos humanos. E) O mito e o logos não buscam revelar a verdade sobre as coisas do mundo, mas convencem com fantasia.

  1. (UECE 2023) “A relação que constatamos entre o nascimento do filósofo e o aparecimento da cidade não é para nos surpreender. A Cidade (pólis) realiza no plano das formas sociais uma separação entre o homem e a natureza; essa separação se prossegue, no plano das formas mentais, com a distinção entre o mito e a razão. Com a Cidade, a ordem política se separa da organização cósmica; a Cidade aparece como o lugar onde uma constante indagação e reflexão, onde uma discussão apaixonada e livre se desenvolvem.” VERNANT, J.-P. A formação do pensamento positivo na Grécia arcaica. In: Mito e pensamento entre os gregos. Tradução de Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 462-263. (Texto adaptado.)

Com base na citação anterior, é correto afirmar que a filosofia grega nasceu:

A) quando se abandonou a discussão sobre o Cosmo, voltando-se para a política. B) do pensamento racional exercitado no debate e na argumentação na Cidade. C) do prolongamento da tradição mito-poética rural na nova realidade urbana. D) do afastamento do cidadão da vida na Cidade e seu interesse pelo Cosmo.

1. (UNICENTRO 2024) Leia o texto a seguir.
O mito expressa o mundo e a realidade humana, mas cuja essência é efetivamente uma representação coletiva, que chegou até nós através de várias gerações. E, na medida em que pretende explicar o mundo e o homem, isto é, a complexidade do real, o mito não pode ser lógico: ao revés, é ilógico e irracional. Abre-se como uma janela aos ventos; presta-se a todas as interpretações. Decifrar o mito é, pois, decifrar-se.
(BRANDÃO, J. S. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 36.)

Sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia antiga, assinale a alternativa correta.

A) Os gregos limitaram-se a reproduzir o que os orientais já tinham pensado em termos filosóficos e científicos, fato que levou à superação dos mitos.
B) Os discursos gregos continuaram centrados em questões oníricas, onipotência das narrativas míticas e explicações fantásticas sobre os fenômenos naturais.
C) A filosofia representa o pensamento racional e científico ao incorporar os elementos da razão que suplantam o mito e abrem as portas para o pensamento sistematizado.
D) Na Grécia clássica, o mito já é ciência, e a filosofia representa uma nova mitologia, fruto de uma compreensão instrumental da razão.
E) Filosofia e ciência nascem na Grécia, fruto de um processo de laicização e racionalização da cultura, inclusive a partir da contribuição do legado do próprio Homero.

2. (UEL 2323) Leia o texto a seguir.
O mito opõe-se ao logos, como a fantasia opõe-se à razão e a palavra que seduz à palavra que convence. Logos e mythos são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida do espírito. O logos é um raciocínio, pretende convencer e nos provoca em quem ouve a necessidade de se fazer um julgamento como verdadeiro ou falso e de fazer um confronto de "lógica"; é falso somente enquanto esconde um segredo (um "sofisma"). Mas o "mito" não tem outro fim senão ele mesmo: por ser o que deve ser, não ao bel-prazer, mas de acordo com o que deseja revelar, ou seja, o ser. Ele simplesmente porque se deseja verdadeiramente que o seja, assim, atraindo a nossa atenção para a dimensão do pensamento humano que, pela própria natureza, aparentado da arte em todas as suas criações.

GRIMAL, Pierre. Mitologia Grega. Trad. De Rejane Janowitz. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013. P. 8.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga, assinale a alternativa correta.

A) O logos e o mito são expressões humanas: o primeiro busca explicar e convencer, já o segundo procura encantar.
B) O logos e o mito são duas formas de fundamentar argumentos verdadeiros, usando método bem estruturado.
C) O mito é belo e verossímil por incitar o raciocínio e a capacidade lógica de explicar com clareza certos fenômenos naturais.
D) O logos encanta por dizer respeito ao irracional e, ao contrário do mito, persuade revelando os desejos humanos.
E) O mito e o logos não buscam revelar a verdade sobre as coisas do mundo, mas convencem com fantasia.

3. (UECE 2023) “A relação que constatamos entre o nascimento do filósofo e o aparecimento da cidade não é para nos surpreender. A Cidade (pólis) realiza no plano das formas sociais uma separação entre o homem e a natureza; essa separação se prossegue, no plano das formas mentais, com a distinção entre o mito e a razão. Com a Cidade, a ordem política se separa da organização cósmica; a Cidade aparece como o lugar onde uma constante indagação e reflexão, onde uma discussão apaixonada e livre se desenvolvem.”
VERNANT, J.-P. A formação do pensamento positivo na Grécia arcaica. In: Mito e pensamento entre os gregos. Tradução de Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 462-263.
(Texto adaptado.)

Com base na citação anterior, é correto afirmar que a filosofia grega nasceu:

A) quando se abandonou a discussão sobre o Cosmo, voltando-se para a política.
B) do pensamento racional exercitado no debate e na argumentação na Cidade.
C) do prolongamento da tradição mito-poética rural na nova realidade urbana.
D) do afastamento do cidadão da vida na Cidade e seu interesse pelo Cosmo.
Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee