- (UNIFOR) Considere um RNA transportador cujo anticódon é CUG. O códon correspondente no RNA mensageiro é a tríade de nucleotídeos na fita do DNA que é transcrita, respectivamente:
a) CTG e GAC b) AUT e CAG c) CUG e CTG.
d) GAC e CTG. e) TAC e GUC.
- (PUC MG) Um filamento duplo de DNA com 320 nucleotídeos formará, na transcrição, RNA-m com número de nucleotídeos igual a:
a) 319 b) 320 c) 160 d) 321 e) 159
- (Enem- 2023) A tecnologia de vacinas de RNA mensageiro (RNAm) é investigada há anos. Avanços científicos em genética molecular permitirão desenvolver uma vacina para controle da pandemia da covid-19 causada pelo vírus de RNA SARS-CoV-2. A vacina de RNAm tem sequências de genes do vírus. Entretanto, por ser muito instável, o RNAm deve ser recoberto por uma capa de lipídios que evita sua degradação e favorece sua ação. Dessa forma, o RNAm desempenhará sua função específica atuando no mesmo compartimento celular de sempre. Disponível: http://ibam.org.br. Acesso:11/21
A imunização produzida por esse tipo de vacina é alcançada por meio da:
a) estimulação de leucócitos induzida pela capa lipídica contendo RNAm.
b) ataque do RNAm como sequestrador de proteínas virais.
c) tradução do RNAm em proteína viral, desencadeando resposta imune.
d) competição entre o RNAm vacinal e o RNA viral pelos seus ribossomos.
e) incorporação do RNAm viral no genoma do hospedeiro, gerando novo fenótipo.
- (Enem, 2023) Uma ferramenta biotecnológica para identificação de cadáveres é a análise de DNA mitocondrial. Este tipo de análise é especialmente útil quando os membros da família que podem fornecer amostras são escassos. Está disponível os seguintes dados por meio da análise de DNA mitocondrial:
a) a sobrinha, filha de um irmão b) a tia, irmã de seu pai
c) o primo, filho da irmã de sua mãe d) a avó materna;