Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

rrddttro

SENT BY THE APP
Estudos Gerais03/26/2025

12. (ENEM) Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente...

  1. (ENEM) Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos atenenses nos séculos IV e V a.C. pode ser caracterizada, fundamentalmente, como direta. MANDUCO, A. Ciência política. São Paulo: Saraiva, 2011.

Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o(a)

a) competição para a escolha de representantes. b) campanha pela revitalização das oligarquias. c) estabelecimento de mandatos temporários. d) declínio da sociedade civil organizada. e) participação no exercício do poder.

  1. (ENEM) A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado. Segundo os regimes políticos, a proporção desses cidadãos em relação à população total dos homens livres podia variar muito, sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias. CARDOSO, C. F. A cidade-estado clássica. São Paulo: Atica, 1985.

Nas cidades-Estado da Antiguidade Clássica, a proporção de cidadãos descrita no texto é explicada pela adoção do seguinte critério para a participação política:

a) Controle da terra. b) Liberdade de culto. c) Igualdade de gênero. d) Exclusão dos militares. e) Exigência da alfabetização.

(FAMERP - SP) Esta civilização surge [...] uma vida econômica dominada pelo comércio marítimo. Tal traço lhe atribui uma originalidade precisa entre as civilizações orientais, às quais ela se liga por tantos laços. Isto era inevitável, numa ilha onde a natureza impunha ao homem condições de vida muito diversas das reinantes nos vales do Nilo e do Eufrates. (André Aymard e Jeannine Auboyer. O homem no Oriente próximo: Im. O Oriente e a Grécia Antiga, vol. 2, 1962.)

  1. (UECE) No último século de sua existência como estado independente, Atenas se empenhou em duas grandes guerras. A guerra com a Pérsia, conhecida como Guerras Médicas, e a guerra contra Esparta, conhecida como a Guerra do Peloponeso.

Sobre a Guerra do Peloponeso é correto afirmar que a) teve o efeito de revigorar a democracia em Atenas e de tornar o Estado a força principal na Grécia. b) a Liga do Peloponeso, uma coligação de cidades gregas, era comandada por Atenas como o objetivo de subjugar Esparta. c) a vitória de Atenas fez com que ela se apoderasse do tesouro da Liga do Peloponeso e o usasse para os seus próprios fins.

Poderia pfvr me informar as respostas corretas?

12. (ENEM)
Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos atenenses nos séculos IV e V a.C. pode ser caracterizada, fundamentalmente, como direta.
MANDUCO, A. Ciência política. São Paulo: Saraiva, 2011.

Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o(a)

a) competição para a escolha de representantes.
b) campanha pela revitalização das oligarquias.
c) estabelecimento de mandatos temporários.
d) declínio da sociedade civil organizada.
e) participação no exercício do poder.

13. (ENEM)
A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado. Segundo os regimes políticos, a proporção desses cidadãos em relação à população total dos homens livres podia variar muito, sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias.
CARDOSO, C. F. A cidade-estado clássica. São Paulo: Atica, 1985.

Nas cidades-Estado da Antiguidade Clássica, a proporção de cidadãos descrita no texto é explicada pela adoção do seguinte critério para a participação política:

a) Controle da terra.
b) Liberdade de culto.
c) Igualdade de gênero.
d) Exclusão dos militares.
e) Exigência da alfabetização.

(FAMERP - SP)
Esta civilização surge [...] uma vida econômica dominada pelo comércio marítimo. Tal traço lhe atribui uma originalidade precisa entre as civilizações orientais, às quais ela se liga por tantos laços. Isto era inevitável, numa ilha onde a natureza impunha ao homem condições de vida muito diversas das reinantes nos vales do Nilo e do Eufrates.
(André Aymard e Jeannine Auboyer. O homem no Oriente próximo: Im. O Oriente e a Grécia Antiga, vol. 2, 1962.)

14. (UECE) No último século de sua existência como estado independente, Atenas se empenhou em duas grandes guerras. A guerra com a Pérsia, conhecida como Guerras Médicas, e a guerra contra Esparta, conhecida como a Guerra do Peloponeso.

Sobre a Guerra do Peloponeso é correto afirmar que
a) teve o efeito de revigorar a democracia em Atenas e de tornar o Estado a força principal na Grécia.
b) a Liga do Peloponeso, uma coligação de cidades gregas, era comandada por Atenas como o objetivo de subjugar Esparta.
c) a vitória de Atenas fez com que ela se apoderasse do tesouro da Liga do Peloponeso e o usasse para os seus próprios fins.
Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee