- Molibdato de amônio é usado como fonte de molibdênio para o crescimento das plantas. Sabendo que este elemento, de símbolo Mo, pertence a mesma família do cromo, Cr, e que a fórmula do íon cromato é (CrO4)2-, a fórmula do molibdato de amônio é:
a) NH2MoO2
b) NH3MoO3
c) (NH4)2MoO4
d) NH4MoO4
- As substâncias MgSO4 (sal amargo), NaOH (soda cáustica) e SiO2 (silica), de acordo com suas funções químicas são chamadas, respectivamente, de:
a) sulfato de magnésio, hidróxido de sódio e óxido de silício.
b) bissulfato de magnésio, hidróxido de sódio e peróxido de silício.
c) sulfato de magnésio, hidróxido de sódio e dióxido de silício.
d) bissulfato de magnésio, óxido de sódio e dióxido de silício.
e) tiossulfato de magnésio, hidróxido de sódio e bióxido de silício.
- A cultura egípcia desenvolveu técnicas avançadas de mumificação para a preservação dos corpos. Em uma das etapas mais importantes do processo de mumificação, a desidratação do corpo, utilizava-se uma solução de sais de emissão. Essa solução é constituída por uma mistura de sais de carbonato, bicarbonato, cloreto e sulfato de sódio. Quando os sais de sódio não dissolviam em água, os íons presentes, além do Na+, são:
a) CO3 2-, HCO3 -, Cl- e SO4 2-
- O sonar, equipamento usado em submarinos para detectar a posição de objetos imersos em água, utiliza-se da emissão do ultra-som e da recepção e identificação do eco. Para tanto, ele é provido de uma pastilha de titanato de bário (BaTiO3), que pode ser obtido a partir da reação entre um óxido de titânio e o hidróxido de bário. Identifique, nas opções adiante, o óxido usado na reação citada e a sua devida classificação.
a) TiO – básico
b) Ti2O3 – anfótero
c) TiO2 – peróxido
d) TiO2 – anfótero
e) Ti2O3 – ácido
- A combustão de carvão e de derivados de petróleo aumenta a concentração de um gás na atmosfera, provocando o efeito estufa. O gás em questão é:
a) Cl2
b) O3
c) H2
d) CO2
e) O2