- 1850 - Lei Eusébio de Queirós: determinou o fim do tráfico de africanos escravizados.
- 1871 - Lei do Ventre Livre: a partir dessa data (1871), as crianças afrodescendentes nascidas de mães escravizadas seriam libertas.
- 1885 - Lei dos Sexagenários: libertou escravizados com mais de 65 anos de idade.
- 1888 - Lei Áurea: determinava a abolição da escravidão e a libertação dos escravizados.
MÃO NA MASSA
Plcasa 03105
- Passaram-se mais de 130 anos desde a abolição da escravidão. Com o auxílio de um responsável, faça uma breve pesquisa e traga pelo menos uma notícia de jornal que indique ações de desrespeito aos direitos civis de afrodescendentes.
Cultura e religiosidade africana no Brasil
Os povos africanos, quando chegaram ao Brasil, trouxeram suas crenças, como as práticas espirituais dos curandeiros, sacerdotes e adivinhos. Eles eram pessoas respeitadas pela sabedoria de suas explicações e pelos conselhos de como proceder em momentos difíceis. Entre os africanos, as tradições religiosas e culturais eram transmitidas oralmente. Isso significa que o conhecimento era transmitido em forma de contação de história.
Os griôs fazem parte da cultura africana. Eles são músicos e contam as histórias e os acontecimentos, ensinam a arte, a cultura e as tradições e aconselham os mais jovens, por isso são muito respeitados. O respeito aos griôs e o incentivo à preservação da cultura que representam foi uma conquista dos povos de ascendência africana que vivem no Brasil.
Griô da vila de Kokemnoure, no país africano chamado Burkina Faso.
224
HISTÓRIA