Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Aluno
19:42 de chance de ser hemofílica, pois herdará o alelo mut...
19:42
S
Atividade sobre Herança e sexo
- Denomina-se em genética humana a herança ligada ao sexo como aquela determinada por genes localizados em regiões do cromossomo sexual X que não apresenta homologia no cromossomo Y. O heredograma a seguir apresenta três geraçðes de uma familia com quatro indivíduos afetados por determinada anomalia genética por herança ligada ao sexo.
Com base no heredograma e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
A Não poderia ser um caso de Distrofia Muscular Duchenne, por ser uma doença degenerativa e incapacitante ainda na infancia e que acomete apenas meninos.
(B) Pelo menos quatro mulheres são, certamente, portadoras não afetadas do alelo determinante da anomalia.
(C) Pode ser um caso de hemotilia, caracterizada por distúrbio genético desencadeado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo x.
D Poderia ser um caso de mosaicismo, no qual femeas heterozigotas apresentam regioles do corpo onde se expressa apenas o gene dominante e, em outras, apenas o gene recessivo, e machos podem ser ou não afetados.
2. A hemofilia é uma anomalia em que o sangue demora muito para se coagular. Qualquer ferimento em um hemofilico, por menor que seja, pode causar hemorragias graves e levar o individuo à morte. Sabe-se, portanto, que a hemotilia é uma herança ligada ao sexo e expressada pelo gene recessivo h, localizada na regiăo não homóloga do cromossomo X em relaçăo ao cromossomo Y.
Sabendo que a hemofilia é uma herança ligada ao sexo, uma mulher que nasceu com hemofilia herdou o gene h diretamente
(A) do pai e da mãe.
(B) somente do pai.
(C) somente da mãe.
(D) do pai e do avo.
(E) da mãe e da avó.
3. A hemofilia caracteriza-se por uma doença hereditária, na qual os acometidos apresentam deficiencia na coagulação sanguínea, podendo apresentar hemorragias graves. Na hemofilia "A", o alelo dominante "H" está presente em indivíduos normais, e o alelo recessivo mutante "h" condiciona a doença. Considerando que o padrăo de herança é ligado ao cromossomo X, caso a mãe fosse nemoffilica e o paai, normal, o genótipo das fillhas seria:
(A) xnx
(B) xhy
(C) xnxh
(D) xHy
(E) xHxh
1/3
4. Uma mulher, durante a gravidez, descobriu ser portadora de um alelo mutante, responsável pela hemofilia A. Considerando que o paí da criança não é hemofílico, podemos afirmar que, se a criança for uma menina:
(A) Terá 50% de chance de herdar o alelo mutante da mãe.
(B) Será saudável e não herdará o alelo mutante, pois o pai não é hemofilico.
(C) Terá 50% de chance de ser hemoflilica, pois seu pai pode ser portador do alelo mutante.
D Terá 50% de chance de ser hemofílica, pois herdará o alelo mutante transmitido pela mãe.
19:42 S Atividade sobre Herança e sexo
- Denomina-se em genética humana a herança ligada ao sexo como aquela determinada por genes localizados em regiões do cromossomo sexual X que não apresenta homologia no cromossomo Y. O heredograma a seguir apresenta três geraçðes de uma familia com quatro indivíduos afetados por determinada anomalia genética por herança ligada ao sexo.
Com base no heredograma e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA. A Não poderia ser um caso de Distrofia Muscular Duchenne, por ser uma doença degenerativa e incapacitante ainda na infancia e que acomete apenas meninos. (B) Pelo menos quatro mulheres são, certamente, portadoras não afetadas do alelo determinante da anomalia. (C) Pode ser um caso de hemotilia, caracterizada por distúrbio genético desencadeado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo x. D Poderia ser um caso de mosaicismo, no qual femeas heterozigotas apresentam regioles do corpo onde se expressa apenas o gene dominante e, em outras, apenas o gene recessivo, e machos podem ser ou não afetados. 2. A hemofilia é uma anomalia em que o sangue demora muito para se coagular. Qualquer ferimento em um hemofilico, por menor que seja, pode causar hemorragias graves e levar o individuo à morte. Sabe-se, portanto, que a hemotilia é uma herança ligada ao sexo e expressada pelo gene recessivo h, localizada na regiăo não homóloga do cromossomo X em relaçăo ao cromossomo Y. Sabendo que a hemofilia é uma herança ligada ao sexo, uma mulher que nasceu com hemofilia herdou o gene h diretamente (A) do pai e da mãe. (B) somente do pai. (C) somente da mãe. (D) do pai e do avo. (E) da mãe e da avó. 3. A hemofilia caracteriza-se por uma doença hereditária, na qual os acometidos apresentam deficiencia na coagulação sanguínea, podendo apresentar hemorragias graves. Na hemofilia "A", o alelo dominante "H" está presente em indivíduos normais, e o alelo recessivo mutante "h" condiciona a doença. Considerando que o padrăo de herança é ligado ao cromossomo X, caso a mãe fosse nemoffilica e o paai, normal, o genótipo das fillhas seria: (A) xnx (B) xhy (C) xnxh (D) xHy (E) xHxh 1/3 4. Uma mulher, durante a gravidez, descobriu ser portadora de um alelo mutante, responsável pela hemofilia A. Considerando que o paí da criança não é hemofílico, podemos afirmar que, se a criança for uma menina: (A) Terá 50% de chance de herdar o alelo mutante da mãe. (B) Será saudável e não herdará o alelo mutante, pois o pai não é hemofilico. (C) Terá 50% de chance de ser hemoflilica, pois seu pai pode ser portador do alelo mutante. D Terá 50% de chance de ser hemofílica, pois herdará o alelo mutante transmitido pela mãe.