As forças de dispersão de London (também chamadas de dipolo-induzido ou Forças de Van der Waals) são as mais fracas de todas as forças intermoleculares. Elas podem ocorrer em muitas moléculas apolares. Há uma estimativa que esse tipo de força é responsável por mais de 80% da atração entre as moléculas e isso à torna muito importante de ser investigada. Na tabela a seguir são apresentados as massas moleculares e os pontos de ebulição de moléculas formadas pelos átomos dos halogêneos.
\begin{tabular}{lll}
& Molécula & \multicolumn{1}{c}{ Massa molecular } \
& & (u) \
Cl2 & 71,0 & 238,6 \
I2 & 253,8 & 457,6 \
F2 & 38,0 & 85,1 \
Br2 & 159,8 & 332,0
\end{tabular}
A alternativa que corretamente explica os valores observados na tabela para o ponto de ebulição é:
Selecione uma alternativa:
a) OI2′ apresenta o maior ponto de ebulição visto que apresenta a maior massa molecular, já que a força de dispersão de London é mais fraca entre suas moléculas.
b) OI2 apresenta o maior ponto de ebulição visto que apresenta a maior massa molecular, já que a força de dispersão de London é mais forte entre suas moléculas.
c) OF2 apresenta baixa massa molecular e por causa desse valor de massa o seu ponto de ebulição também é baixo.
d) Comparando o F2 com Br2, o ponto de ebulição é mais elevado no Br2 já que a mudança de estado fisico de liquido para gás é mais fácil de ocorrer.
e) Comparando o F2comol2, o ponto de ebulição é menor no F2 visto que apresenta a menor massa molecular e isso implica em maior força de dispersão de London entre suas moléculas.