Influenciados pelas pedagogias renovadoras da Europa e dos Estados Unidos, no início da década de 1920, surgiram críticas à educação tradicional que vigorava no sistema de ensino no país e a defesa de reformas educacionais baseadas numa perspectiva pedagógica. De acordo com os estudos realizados ao longo da disciplina, o que defendia o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova"? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Defendia uma educação pública, gratuita, obrigatória, laica e que preparasse as novas gerações para as mudanças que estavam em curso no país.
b)
Lançado em 1922, ano em que ocorreu a "Semana de Arte Moderna", o Manifesto defendia, pela primeira vez no Brasil, a educação pautada na ideologia de gênero e vanguardas culturais.
c)
Defendia um modelo de ensino pautado na obediência hierárquica, nas rígidas técnicas de memorização, com a perpetuação de valores cristãos úteis para a construção de um projeto de nação brasileira.
d)
O manifesto defendia a necessidade de incorporação dos avanços tecnológicos existentes na educação, a fim de responder à dinâmica do mercado global.
e)
O manifesto defendia um modelo de ensino pautado na educação popular, valorizando os diferentes tipos de saberes e conhecimentos tradicionais que a população apresentava como bagagem.