- O movimento mandibular é limitado pelos ligamentos e pelas superfícies articulares das ATMs, assim como pela morfologia e alinhamento dos dentes. Quando a mandíbula se move através dos limites externos do movimento, limites reprodutíveis e descritíveis resultam nos chamados movimentos bordejantes. Os movimentos bordejantes de contato superiores é determinado pelas características das superfícies oclusais dos dentes. Durante todo este movimento, o contato dentário está presente. Sua delineação precisa depende: (1) da diferença entre a RC e a máxima intercuspidação; (2) da angulação das vertentes das cúspides dos dentes posteriores; (3) da quantidade de traspasse vertical e horizontal dos dentes anteriores; (4) da morfologia palatina dos dentes anteriores superiores, e (5) das relações gerais interarco dos dentes. Uma vez que este movimento bordejante é unicamente determinado pelo dente, alterações nos dentes resultarão em mudanças na natureza do movimento bordejante. Sobre esses movimentos, analise as afirmativas:
I) No plano de referência sagital, o limite superior do movimento bordejante coincide com a posição mandibular de relação cêntrica (RC).
II) No plano de referência horizontal, observa-se o limite superior do movimento bordejante coincidente com a posição mandibular de protrusão máxima.
III) No plano de referência frontal, o limite superior do movimento bordejante coincide com a posição mandibular de máxima intercuspidação (MIC).
IV) Tanto no plano sagital, quanto no plano horizontal, há contato dentário na posição mandibular de relação cêntrica (RC) no seu limite posterior.
É correto apenas o que se afirma em:
*
1 ponto
I e IV.
III e IV.
II e III.
I e II.
I e III.