2- (UEG 2019) Um bom exemplo de como a indústria estimulou a urbanização pode ser verificado na própria Inglaterra do século XIX. Em 1800, apenas 25% da população desse país era urbana. Um século depois, com o crescimento da industrialização, 75% dos ingleses já moravam nas cidades. Esse processo se reproduziu mundialmente; em alguns países de forma imediata, e em outros tardiamente.
ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos, volume I, 3. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013, p. 256. Sobre essa relação entre industrialização e urbanização, tem se que:
A) Após a Segunda Guerra Mundial acentuou-se o processo de desconcentração industrial, quando as indústrias abandonaram áreas tradicionais nas grandes cidades e deslocaram-se para outras localidades.
B) A produção em larga escala resultante do processo de industrialização permitiu a expansão das atividades agricolas e uma maior distribuição da população urbana para o espaço rural.
C) Os primeiros núcleos urbanos surgiram em virtude da instalação de pequenas indústrias, denominadas manufaturas, que necessitavam de grande quantidade de mão de obra para a produção.
D) O período relativo à industrialização dos países desenvolvidos que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, chamado Industrialização tardia ou retardatária, não impactou na urbanização desses países.
E) Durante a Segunda Revolução Industrial, várias cidades industriais surgiram próximas às regiões carboniferas na Inglaterra, Alemanha, Rússia, França e Polônia.
3- (UNESP 2019) O processo de desmetropolização, observado no Brasil desde o final do século XX, é caracterizado
A) Pela retração do setor terciário diante dos movimentos urbanos de compartilhamento de bens e serviços.
B) Pelo conflito jurídico na regulação do solo urbano, como resultado da conurbação entre as cidades.
Q. Pelo registro de maior crescimento populacional em cidades médias, quando comparado ao das metrópoles.
D) Pela redução das manchas metropolitanas como resultado de uma saturação populacional.
E) Pela fragmentação de metrópoles em sub-regiões, para otimizar recursos financeiros e administrativos.
4- Como é chamado o processo de integração de duas ou mais manchas urbanas de cidades distintas, promovido pelo crescimento da área urbana?