21ª Questão (0.34)
(UNIFIPMOC) Um paciente de 28 anos, sexo masculino, chega à emergência com queixa de dor abdominal no quadrante inferior direito, associada a náuseas, febre e perda de apetite. Ele também relata que a dor começou de forma difusa, mas se localizou progressivamente na região direita do abdômen. Ao exame físico, observou-se sensibilidade à palpação na fossa ilíaca direita, além de defesa de parede abdominal e sinal de Blumberg positivo. Não há histórico de outras alterações no hábito intestinal ou icterícia.
A conduta mais adequada seria:
a. Solicitar exames laboratoriais (como hemograma e amilase) e aguardar 48 horas para observar a evolução da dor antes de determinar o diagnóstico definitivo.
b. Deve se iniciar antibiótico e considerar cirurgia, sem a necessidade de demais exames complementares, visto que pelo escore de alvarado, o caso é altamente sugestivo de apendicite.
c. Realizar uma ultrassonografia abdominal para excluir apendicite e diverticulite, e realizar tomografia abdominal se houver dúvida diagnóstica quanto à colecistite.
d. Realizar uma tomografia abdominal para confirmar o diagnóstico de apendicite e excluir outras condições, como colecistite e diverticulite.
22ª Questão (0.33)
(UNIGRANRIO CAXIAS) Um paciente do sexo masculino, 65 anos, chega ao pronto-socorro com queixa de dor no quadrante inferior esquerdo, febre de 38°C e diarreia. Ele refere que a dor começou há 3 dias e piorou progressivamente.